INSTITUCIONAL

Sessão Solene alusiva à Feira do Livro destaca os 250 anos da Câmara

Sessão Solene Externa Alusiva à 69º Feira do Livro de Porto Alegre e aos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre.
A cerimônia foi realizada no Auditório Carlos Urbim e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta terça-feira (31/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene externa, alusiva à 69a Feira do Livro e aos 250 anos do Legislativo – celebrados no dia 6 de setembro deste ano. A cerimônia foi realizada no Auditório Carlos Urbim e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), de vereadores e público em geral. A Câmara é apoiadora do evento e contará com um estande e uma programação especial durante toda a Feira.

Sossmeier falou da honra em presidir a Sessão Solene. "Hoje, neste espaço especial para Porto Alegre e pra nós: a Feira do Livro da Capital, espaço tradicional e amado da nossa cidade. Neste ano tão simbólico para o Legislativo, em que comemoramos 250 anos de história, viemos a esta Feira, como apoiadores, não apenas deste importante evento, mas reforçando o apoio incondicional dos vereadores de Porto Alegre à leitura, à educação, à cultura e ao desenvolvimento social", salientou.

Para o presidente, a Feira vem deixando um legado para a cidade e o país: o caminho da educação para o progresso da sociedade. "Como porto-alegrense e presidente da Câmara da nossa cidade, registro meu orgulho de sermos a sede da primeira de todas as grandes feiras do livro do nosso país e de representar uma cidade reconhecida pela pluralidade de ideias, e defensora da cultura e da educação. Aproveito para parabenizar os colegas vereadores pela sensibilidade de, neste ano tão especial, terem junto conosco acolhido o projeto da Feira do Livro e apoiado o envio de recursos do nosso orçamento para que a mesma pudesse ocorrer da melhor forma", discursou.

Ao final da solenidade, ocorreu o lançamento e sessão de autográfos do livro "A Câmara na cidade", de autoria do servidor aposentado do Legislativo, Jorge Barcellos.

Sobre a Feira

Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre toma conta da Praça da Alfândega entre os dias 27 de outubro e 15 de novembro. Um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil foi declarado, em 2010, como Patrimônio Imaterial da Capital. O evento literário é considerado referência no país, por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura. A programação cultural é 100% gratuita. É o mais antigo evento do gênero realizado de forma contínua no país.

Realizada desde a primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da Capital gaúcha, a Feira recebe programação para todos os públicos e oferece bibliodiversidade. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e apresentações artísticas, entre outras atividades. A 69ª edição tem como o patrono o autor e cineasta Tabajara Ruas.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)
Orlando Moraes (reg. prof. 20632)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)