Sessão Solene

Câmara homenageia 5º aniversário do Jornal O Sul

Pinto, Nereu, Gadret e Goulart durante homenagem ao Jornal O Sul Foto: Caroline da Fé
Pinto, Nereu, Gadret e Goulart durante homenagem ao Jornal O Sul Foto: Caroline da Fé

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira à noite Sessão Solene m homenagem ao quinto aniversário de fundação do Jornal O Sul, veículo integrante da Rede Pampa de Comunicações. O proponente da homenagem, vereador Nereu D’Avila (PDT), ressaltou que, durante os cinco anos de existência do jornal na Capital, ele foi o autor de três homenagens ao veículo, salientando que O Sul representou um presente ao município de Porto Alegre. “Principalmente por se tratar de um jornal imparcial e que veio acabar com a hegemonia da comunicação no Estado.”

Nereu enfatizou que a proposta gráfica e editorial, de articulistas, além de opiniões de pessoas consagradas nacionalmente, servem para a avaliação de seus leitores, possibilitando a estes a noção do que está acontecendo no país e no mundo. Para o vereador O Sul veio para alavancar uma perspectiva nova para o Rio Grande do Sul, pois possibilitou a divergência de opiniões, como bem manda o código do jornalismo. “As hegemonias do mundo nos trouxeram muitas barbaridades. O Jornal O Sul veio para nos mostrar o contraditório” reiterou.

Agradecendo a homenagem, o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, ressaltou que a distinção prestada pelo Legislativo o faz mergulhar no tempo, quando Otávio Gadret, ainda muito jovem, construiu a sua primeira emissora de rádio, a Caiçara, com o slogan “Onde a música não pára”. “Poucos imaginavam que aquele jovem estava criando um grupo que viria a ser um dos maiores do país, com mais de 80 emissoras repetidoras no Estado, além de vários canais de comunicação”.

Conforme Pinto, O Sul nasceu gerando emprego num momento em que a economia do Brasil vivia uma crise de enxugamento, sempre com a preocupação de melhor atender aos leitores, tendo causado espanto logo de seu lançamento. “O Sul deixou de ser um projeto para se tornar uma grande realidade. Nossos profissionais são sérios e conceituados, com experiência em vários jornais diários”, enfatizou.

O jornal foi representado também pelo presidente da Rede Pampa, Otávio Gadret. Por suas bancadas, falaram os vereadores Ibsen Pinheiro (PMDB), Professor Garcia (PPS), Mônica Leal (PP), Cassiá Carpes (PTB), Cláudio Sebenelo (PSDB) e Raul Carrion (PCdoB).

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)