LEGALIDADE

Sessão Solene em homenagem à Legalidade

Proponente é o vereador Pedro Ruas e terá como palestrante o jornalista e escritor Flávio Tavares

Flavio Tavares fala sobre A Legalidade
Flavio Tavares fala sobre A Legalidade

Uma Sessão Solene será realizada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, na terça-feira próxima (23/08/2022), em homenagem à passagem pelos 61 anos do Movimento Cívico da LEGALIDADE, tendo como palestrante o jornalista e escritor Flávio Tavares que fez cobertura jornalística de todo o movimento. O proponente, vereador Pedro Ruas, líder do PSOL, destaca que sua intenção, ao propor a realização da sessão, foi com o objetivo de relembrar o movimento liderado por Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul em 1961, que garantiu o cumprimento da Constituição Brasileira e a posse do então vice-presidente da República, João Goulart quando da renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961. “Temos que informar às novas gerações o que já foi feito em favor da democracia”, assegura Ruas.

A Sessão Solene será realizada no plenário Otávio Rocha, das 19h às 20h. A partir deste ano as sessões em homenagem à Legalidade serão oficiais na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, pois Pedro Ruas conseguiu a aprovação de um Projeto de Resolução, instituindo Sessão Solene na Câmara em homenagem ao Movimento Cívico da Legalidade, a ser realizada anualmente na primeira terça-feira após o dia 21 de agosto.

A Legalidade - como ficou conhecido o movimento político de resistência conduzido por Leonel Brizola para garantir o respeito à Constituição e garantir a posse de João Goulart como presidente, quando Jânio Quadros renunciou ao cargo, em agosto de 1961 - ecoou em todo o País e Exterior, com cobertura da imprensa internacional.

Texto

Jornalista Jurema Josefa/Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)