Homenagem

Sessão Solene homenageia 120 anos da ACM-RS

  • Sessão Solene em Comemoração dos 120 anos da ACM-RS
    Legislativo de Porto Alegre destacou o aniversário da ACM-RS em cerimônia no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em Comemoração dos 120 anos da ACM-RS
    Presidente Márcio Bins Ely (PDT) e Daniela Colussi, da ACM-RS (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta terça-feira (23/11), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene em comemoração aos 120 anos da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS). O presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT), conduziu o evento, que foi proposto pela Mesa Diretora, e destacou a relevante atuação da instituição em ações de ensino, esporte, lazer, desenvolvimento social, comunitário e também na área de necrópoles.

Em sua fala, Bins Ely lembrou que, além da Capital, a instituição desenvolve importantes iniciativas em Canela, Santana do Livramento, Tramandaí e na Região das Hortênsias. “Minha filha de três anos, em 2019 até antes da pandemia, estudava na ACM-RS. Tenho toda a certeza de que, pela orientação pedagógica desenvolvida no local, os alunos serão preparados para as oportunidades e para o mundo. Com esse contato, o jovem tem todos os elementos para sua realização pessoal e profissional em tempo integral. Nosso carinho e respeito em nome da cidade à ACM-RS, que é uma entidade mundial, além das fronteiras, já que a internacional tem mais de 170 anos de atuação”, disse.

O presidente ressaltou, ainda, que são mais de 900 alunos atendidos por mês na instituição. “Mais de um milhão e 250 mil atendimentos em desenvolvimento social por ano. Mais de 150 jovens formados em cursos de liderança. A Câmara Municipal com muita honra se manifesta nesta sessão solene em comemoração aos 120 anos da ACM-RS, pois não são 120 dias e nem 120 meses. Também ficamos muito felizes pela marca que a instituição carrega em favor do esporte, tendo o maior complexo de atividades físicas no Centro da cidade. Lembro que Leonel Brizola sempre foi um incentivador da educação, pois consideramos que a busca pelo conhecimento é a única ferramenta capaz de libertar os indivíduos. Quando se fala Câmara nesta homenagem, se fala em cidade de Porto Alegre e reconhecer os 120 anos de trajetória de uma instituição como a ACM-RS é algo muito significativo para todos nós”, finalizou.

Ao agradecer a homenagem, a presidente da ACM-RS, Daniela Colussi, destacou que a instituição é mundialmente conhecida e reconhecida. “Tudo começou em 1844, na Inglaterra. Com importante trabalho assistencial e educacional, na próxima sexta-feira, comemoraremos 120 anos de serviços em solo gaúcho, nas áreas de esporte, educação, saúde e desenvolvimento social, tendo como pilares o corpo, a alma e a mente. Estou há 39 anos na ACM-RS, local que busca a inclusão e a diversidade para que todos se sintam acolhidos e com as necessidades atendidas em nossa instituição. Muito nos honra e nos enche de orgulho por fazermos parte da história da cidade de Porto Alegre, atuando como agentes transformadores na busca de uma sociedade mais justa e de oportunidade para todos”, concluiu a presidente.

Presenças

O evento contou com a participação do vereador Pablo Melo (MDB), que prestou sua homenagem como ex-aluno da ACM-RS. “Estudei em 1995 e também fiz intercâmbio. A ACM-RS é uma instituição parceira da comunidade porto-alegrense, com ferramentas de transformação social através da educação e do esporte, há 120 anos formando cidadãs e cidadãos que constroem o futuro da nossa cidade, Estado e País”. Também estiveram presentes, o ex-vereador João Carlos Nedel, o 1º vice-presidente da ACM-RS, Enio Roberto Ferreira, o secretário-geral, José Ricardo Caporal, os membros do Conselho Diretor, Maria Inês Ribeiro Schultz, Candida Beatriz Gianoni de Freitas, Carina Gucci, e alunos, professores, colaboradores, gestores de unidade e voluntários da instituição.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.744)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)