Brigada Militar

Setembro amarelo é pauta com a Brigada Militar

Setembro amarelo é pauta com a Brigada Militar
Setembro amarelo é pauta com a Brigada Militar

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, na condição de Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, esteve presente na Instituição da Brigada Militar. 

 

Na ocasião, a Vereadora conheceu o Programa Anjos, através do Coronel Santarosa, que tem por objetivo promover a prevenção e conscientização de temas relacionados à saúde mental dos militares. A partir da Capacitação em Saúde Mental (CCSM), o Programa forma militares estaduais de diversas regiões para trocarem conhecimentos sobre a temática e à rede de atendimento especializado da instituição. A primeira edição do CCSM formou 137 facilitadores no ano de 2020 e a segunda, em 2021, contou com 178 alunos.

 

Estiveram presentes no encontro o Coronel Stumpf, a Capitã Roberta e a Major Denise, que é médica psiquiatra da entidade e que também ministra os cursos aos militares. Segundo o Coronel, “é muito importante as pautas da Vereadora relacionadas a saúde mental, pois precisamos promover ações e políticas públicas neste sentido. A questão da prevenção do suicídio precisa ser melhor trabalhada nas organizações. Aqui na Brigada Militar, desde 2015 temos esse Programa Anjos, e temos tido bons resultados”. Em suas palavras, a Major Denise, reforçou sobre a “importância de debater a temática da saúde mental, principalmente com o olhar da área da psicologia”. 

 

Durante a reunião, a Vereador Tanise se colocou à disposição para contribuir com o projeto, como psicóloga de formação, e convidou os presentes para fazerem parte da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio. “Precisamos estar atentos à saúde das pessoas e entender de que maneira podemos ajudá-las”, reforçou a parlamentar.

 

Ao final da visita, foi abordado também a questão das doenças emocionais das pessoas que estão na reserva, ou seja, já aposentadas. Confore Coronel Santarosa, “temos notícias de pessoas que estão na reserva e que estão enfrentando a depressão, muitas vezes, até decorrente pela falta do trabalho”. Neste contexto, a Vereadora apresentou o seu livro “Preparação para a Aposentadoria: conceitos e práticas”, que fala sobre aspectos biopsicosociais da aposentadoria. “A obra traz sugestões de procedimentos, técnicas e estratégias para apoio aos funcionários em final de carreira. Quando trabalhei na Prefeitura de Porto alegre, implantamos o Programa de Preparação para Aposentadoria. É muito importante as organizações terem tais programas, tendo em vista o adoeciemento mental que pode acontecer, caso as pessoas não sejam preparadas, como o uso e abuso de álcool, ansiedade, depressão, estresse e até suicídio”, referiu a Vereadora.