Setembro Azul-Marinho terá campanha de prevenção do câncer colorretal

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade e votação simbólica, na sessão plenária desta quinta-feira (9/12), o projeto de lei 174/19, de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT) que institui a campanha “Setembro Azul-Marinho” na Capital. A medida busca informar e conscientizar a população sobre cuidados e prevenção do câncer colorretal.
A proposição tem como objetivo promover a campanha Setembro Azul-Marinho, que visa informar, educar, prevenir e dar visibilidade ao combate do câncer colorretal, a ser realizada no mês de setembro em Porto Alegre. O proponente, vereador Aldacir Oliboni, entende que esta é uma “iniciativa simples, com cunho social e de prevenção à saúde pública”. A justificativa do projeto aponta para a necessidade de conscientização da população sobre a doença. O autor salienta que, em Porto Alegre, foram estimados mais de 650 novos casos, somente em 2018, sendo que a incidência de casos é mais que o dobro da média nacional (44,27 casos a cada 100 mil homens e 44,80 casos a cada 100 mil mulheres).
A campanha deverá ser efetivada através de compartilhamento de informações sobre os sintomas do câncer colorretal, estimular a prevenção e disponibilizar exames para diagnóstico precoce na rede pública. A proposta prevê, também, divulgar avanços no tratamento da doença, através da realização de palestras e eventos sobre o tema, encontros em comunidades para disseminação de práticas de prevenção e iluminação ou decoração de espaços públicos com a cor azul-marinho. O poder público municipal poderá firmar convênios e parcerias, no âmbito federal e estadual, com entidades públicas ou privadas para a concretização dos objetivos da campanha.