Setoristas agilizariam trabalho, dizem jornalistas
Os jornalistas Fernando Albrecht, colunista do Jornal do Comércio, Flávio Pereira, colunista do jornal O Sul e apresentador da Rádio e TV Pampa, e Renato Martins, diretor da Rádio e TV Bandeirantes, foram os convidados do terceiro painel do encontro entre jornalistas de veículos, assessores de imprensa e vereadores, na manhã desta quarta feira (12/11). Coordenado pelo jornalista Armando Burd, da Rádio Bandeirantes, o debate tratou do tema "Política Municipal e problemas da cidade rendem notícias?".
O colunista Fernando Albrecht defendeu os jornalistas setoristas, considerando-os fundamentais para a redação. "O setorista avisa a redação. É ganho de tempo, menos custo", disse. Albrecht também observou que a presença de um setorista na Câmara agilizaria o trabalho dos vereadores: "Pela presença, no bom sentido, do fiscal".
Para Flávio Pereira, "os colegas que se acham estressados por receberem muitos releases ou que condenam o setorista cometem uma injustiça". O colunista avalia que a figura do setorista, se reativada, seria útil para evitar que sejam cometidos enganos e que os releases são de extrema importância. "Me sinto até homenageado quando vários parlamentares me mandam releases, que as vezes acrescento em uma matéria", disse Pereira, que avaliou ainda que "o parlamentar que tem assessor de imprensa porque tem uma pretensão, um projeto político".
Renato Martins lembrou que o jornalismo teve grandes fases, entre elas a setorista e a generalista. Para Martins, o perigo do setorista é ele criar uma relação com as fontes de não conseguir distingüir o que é notícia do que não é. O diretor da Rádio e TV Bandeirantes defendeu que o setorista deve ser equibrado e ter experiência, mas ponderou: "Rádio e TV não tem estrutura para ter setoristas". Quanto à definição de pauta nos veículos, Martins sustentou que quem decide qual matéria vai ao ar e se a pauta é boa, são os jornalistas. "Se o assunto for bom, se for jornalístico, vocês vão falar dezenas de vezes", disse ele aos vereadores presentes.
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Ouça:
Albrecht defende Câmara e trabalho setorizado
Vereadores devem cobrar divulgação, diz Telmo Flor
Jornalistas debatem na Câmara divulgação da rotina parlamentar