PLENÁRIO

Simers é homenageado na Câmara Municipal por seus 92 anos

Transcurso dos 92 anos do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), de autoria do Ver. Cassiá Carpes.
Presidente do Simers, Marcos Rovinski, e vereador Cassiá Carpes (PP), proponente da homenagem (Foto: Cristina Beck/CMPA)

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi homenageado nesta segunda-feira (22/05), na Câmara Municipal de Porto Alegre, pelos seus 92 anos. A homenagem foi proposta pelo vereador Cassiá Carpes (PP).

 

Cassiá relembrou a criação do Sindicato, em 1931, e que foi presidido pela primeira vez por Gabino Prates da Fonseca. O Simers surgiu na luta pela regulamentação da Medicina, para que somente médicos diplomados pudessem exercer a profissão. Hoje, o Simers é considerado o maior sindicato médico da América Latina. “Esta é uma homenagem singela mas muito autêntica desta Casa, pela passagem de 92 anos desta grande instituição”, afirmou o vereador.

 

O presidente do Simers, Marcos Rovinski, agradeceu a homenagem aos vereadores e lembrou que, quando o Sindicato foi lançado, o objetivo era regulamentar a profissão, pois, por uma ideia positivista, qualquer pessoa que se considerasse médico poderia exercer a atividade. De lá pra cá, o Simers congrega mais de 15 mil médicos associados, atua na área jurídica, contábil, previdenciária, entre outras, para ajudar os médicos. “Neste momento, nosso objetivo é a valorização profissional, é para isso que estamos lutando. Nós vemos que cada vez mais se precariza o atendimento médico, vemos contratos precarizados, médicos que ficam sem receber e sem contrato assinado”, disse Rovinski.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)