Presidência

Simers pede maior discussão de projeto sobre presença de doulas em partos

Mauro Pinheiro recebe direção do Sindicato Médico do RS Foto: Josiele Silva
Mauro Pinheiro recebe direção do Sindicato Médico do RS Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Pinheiro(PT), recebeu na manhã desta sexta-feira (16/10) a visita do diretor do SindicatoMédico do Rio Grande do Sul (Simers) Jorge Eltz de Souza. A pauta do encontrofoi a contrariedade da entidade em relação à “falta de amplo debate”ao projeto de autoria da vereadora Jussara Cony (PCdoB) que obriga maternidades,casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada,no Município de Porto Alegre, a permitir a presença de doulas durante os partos, sempre quesolicitado pelas parturientes. As doulas são mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Acompanhado pela assessora política do Simers, Simone Hahn,Eltz destacou que a atividade de doula não é regulamentada. Disse também que oprojeto deixa lacunas que podem colocar em risco o processo do parto, assim comoa segurança e saúde da parturiente e do bebê.  “Quem irá controlar e fiscalizar o acesso àsala e se os equipamentos – com utilização prevista no projeto - estarãodevidamente esterilizados? Se houver uma complicação, a presenta de uma pessoaestranha à equipe médica pode atrapalhar o parto e causar prejuízo à paciente eao bebê”, justificou.

O diretor do Simers ainda destacou que as doulas se formam em cursos de finais de semana, muitos deles on line e ainda que a atividade,caso aprovado o projeto, irá resultar em custos aos hospitais, pois os mesmos terão que manter equipes de doulas para o caso da parturiente desejar o acompanhamento. “Quempagará por esse serviço quando o parto for feito pelo SUS”, questionou. Eltztambém cobrou a falta de debate do projeto nas comissões, especialmente na de Saúdee Meio Ambiente (Cosmam).

Após ouvir o relato de Eltz, Mauro Pinheiro explicou que oprojeto se encontra na Ordem do Dia por solicitação da autora, que pediu regimede urgência com base no artigo 81 do Regimento Interno da Câmara Municipal. “Noentanto, como existem divergências com outros parlamentares e, inclusive umpedido de realização de uma Audiência Pública solicitada pelo vereador Dr.Thiago, houve um entendimento de que é preciso ampliar o debate.

Pinheiro disse que na próxima quinta-feira, na reunião daMesa Diretora da Casa, os líderes irão rediscutir o tema e propor uma data paraa Audiência Pública, “que deve ser para daqui a 20 ou 30 dias, porque temos ritos legaise burocracias a cumprir para a sua realização”, explicou. O presidente doLegislativo ainda propôs ao diretor do Simers que a entidade procure avereadora Jussara Cony para sugerir adaptações que possam suprir o queconsideram “lacunas” do projeto, assim como aos demais parlamentares para darciência da posição do Simers, a partir do mesmo embasamento técnico que lhe foiapresentado no encontro desta sexta-feira.

O que faz a doula

Antes do parto, a ela orienta o casal sobre o que esperar doparto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a sepreparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto, a doula funciona como uma interface entre aequipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e osprocedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimentonum dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente aencontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostraformas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar asdores, como banhos, massagens e relaxamento.

Após o parto, ela faz visitas à nova família, oferecendoapoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação ecuidados com o bebê.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)