Frente Parlamentar

Simpósio: Setembro Amarelo: compreendendo a relação entre depressão, autolesão e suicídio

Simpósio: Setembro Amarelo: compreendendo a relação entre

depressão, autolesão e suicídio
Simpósio: Setembro Amarelo: compreendendo a relação entre depressão, autolesão e suicídio

A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre (CMPA), a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizarão, no dia 14 setembro, o “Simpósio Setembro Amarelo: compreendendo a relação entre depressão, autolesão e suicídio”. O evento será realizado na sede da AMRIGS, das 13h30 às 18h30min, e é direcionado aos profissionais da saúde, educação e assistência social.

 O suicídio é a segunda causa mais frequente de morte entre pessoas de 19 a 25 anos no mundo, onde a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio.  E mais, cada vítima fatal de suicídio teve em média 10 tentativas antes de ser vitimada.  Por isto é tão importante falar da forma correta sobre este assunto, promover a discussão e também o acolhimento. Tendo como norte estes e outros dados, foi definida a programação do Simpósio, que inicia pela contextualização sobre o que é o Setembro Amarelo, com a exposição da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino intitulada “Abrace a Vida: compreendendo a campanha Setembro Amarelo”.  Na sequência, o Dr. Flávio Shansis abordará o comportamento autolesivo, os fatores de risco, de proteção e a epidemiologia do suicídio.

 Depois de uma contextualização do Setembro Amarelo e da abordagem da autolesão, será o momento do Dr. Jader Piccin falar da depressão e dos estigmas que envolvem este transtorno.

De forma a suavizar a abordagem deste tema tão necessário e ao mesmo tempo difícil que é o suicídio, os organizadores também convidaram a escritora Semadar Marques, que abordará a questão da superação de adversidades e da busca de propósitos. O simpósio também contará com a participação do Instituto Vida Solidária  e do Centro de Valorização da Vida, que irão compartilhar experiências exitosas em prol da vida.

 A psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar da Prevenção do Suicídio e Autolesão na Câmara de Vereadores destaca a importância deste simpósio:  “eventos como este desempenham um papel crucial para a conscientização e a superação dos estigmas que envolvem questões emocionais tão sensíveis. Abordar abertamente o suicídio, a autolesão e a depressão é fundamental para quebrar o silêncio que muitas vezes envolve esses assuntos. Ao educar a sociedade sobre os sinais de alerta, as formas de oferecer apoio e os recursos disponíveis, podemos criar um ambiente mais acolhedor e solidário para aqueles que estão lutando internamente. Este simpósio oferece uma oportunidade valiosa para compartilhar informações atualizadas, promover a empatia e encorajar conversas abertas, visando a prevenção e o apoio eficaz para aqueles que enfrentam esses desafios complexos”, conclui a parlamentar.

 O Presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira, ressalta que: “é com grande convicção que destacamos a significativa relevância do simpósio, centrado na abordagem das temáticas do suicídio, autolesão e depressão. Reconhecemos que a saúde mental é um componente vital do bem-estar global, e a crescente incidência dessas preocupações exige uma abordagem proativa e informada. Este simpósio oferece uma plataforma essencial para profissionais de saúde, educação e assistência social, para se unirem e compartilharem conhecimentos de vanguarda, estratégias de intervenção e recursos clínicos pertinentes. Ao fortalecer nosso entendimento coletivo dessas questões, estaremos melhor equipados para identificar os sinais precoces, proporcionar cuidados compassivos e eficazes, bem como trabalhar coletivamente rumo a uma sociedade que valoriza a saúde mental tanto quanto a física”.

 A organização sugere aos participantes a doação de 1kg de alimento, que será destinado ao Instituto Vida Solidária (IVS). As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site:

https://www.sympla.com.br/evento/simposio-setembro-amarelo-compreendendo-a-relacao-entre-a-autolesao-depressao-e-suicidio/2096364

 

PROGRAMAÇÃO

 

13h30 às 14h – Credenciamento.

14h15 às 14h30 – Abertura.

14h40 as 14h50 – Abrace a Vida: Compreendendo a Campanha Setembro Amarelo -Palestrante: Tanise Sabino – vereadora e psicóloga.

14h50 às 15h30 – Compreendendo o comportamento autolesivo, fatores de risco, fatores de proteção e epidemiologia do Suicídio - Palestrante: Dr. Flávio Milman – médico psiquiatra.

 15h30 as 16h10 – Além da tristeza: compreendendo a depressão, rompendo o estigma e promovendo o tratamento - Palestrante: Jader Piccin – médico psiquiatra.

16h10 as 16h35 – Perguntas.

16h35 às 16h40 – Dinâmica com a escritora Semadar Marques

16h45 as 17h – Coffee Break.

17h as 17h20 – Contribuições do Terceiro Setor na Prevenção do Suicídio: Experiências e Desafios – Painelistas: Instituto Vida Solidaria (IVS) e Centro de Valorização da Vida (CVV)

17h20 as 18h - Superando adversidades e encontrando propósito - Palestrante: Semadar Marques – escritora.

18h as 18h30 – Encerramento .

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228