HOMENAGEM

Sindareia recebe Comenda Porto do Sol

  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comerciantes de Areia no Estado do Rio Grande do Sul (Sindareia).
    Laércio exibe a comenda ao lado do vereador Cassiá Carpes (PP) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comerciantes de Areia no Estado do Rio Grande do Sul (Sindareia).
    Cerimônia foi realizada no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante sessão solene realizada nesta sexta-feira (5/7), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Comenda Porto do Sol ao Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comerciantes de Areia no Estado do Rio Grande do Sul (Sindareia). A solenidade foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e contou com a presença do presidente da entidade, Laércio Pereira Silva. Também compuseram a mesa o deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM), que representou a Assembleia Legislativa do Estado; o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen;  o ex-comandante do 5º COMAR major brigadeiro do ar Raul José Ferreira Dias; o coronel Afonso Auler, representando o Comando Militar do Sul; e o comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Eduardo Amorin.

Cassiá Carpes (PP), proponente da homenagem, destacou a importância da Comenda Porto do Sol, concedida a pessoas e entidades com relevante contribuição à cidade e a suas áreas de atuação. Disse que acompanha há bastante tempo a dedicação do presidente do Sindareia, muitas vezes percorrendo o estado para buscar filiados e fortalecer a entidade. Destacou, ainda, que a areia é fundamental para a construção civil e para o desenvolvimento das cidades.

Após apresentar o histórico do sindicato, criado em 1990, o proponente relembrou episódio de 2013, quando foi suspensa a extração de areia no estado. Na época, a entidade, em parceria com os empresários e os trabalhadores do setor, conseguiu a reversão da liminar mostrando que os associados atuavam sem prejudicar o meio ambiente. “Tive a oportunidade de participar de uma caravana pela água a bordo do catamarã, com o Laércio e o promotor Daniel Martini para, in loco, vermos toda a tecnologia, a competência e a responsabilidade do Sindareia. Era necessário desmistificar a extração, diferenciar o que era verdade e o que era falta de informação”, afirmou. Cassiá também destacou a credibilidade do sindicato, dizendo que ter uma “plateia lotada numa noite fria como esta é a confirmação do trabalho sério”.

Laércio Pereira da Silva falou da honra do sindicato em receber a homenagem concedida pela Câmara da capital do Estado. O dirigente agradeceu Cassiá por ter atuado para a realização de visita aos rios da região, juntamente com o Ministério Público, durante a crise da areia, em 2013, onde foi demonstrado o processo de extração da areia. Com a reversão da liminar, “foram instalados monitores com precisão, com informações ao público no site da Fepam. A partir daquele momento, quem não era correto deixou de fazer parte”, afirmou Silva, destacando que as empresas integrantes do Sindareia atuam buscando a sustentabilidade.

O presidente da entidade homenageada também ressaltou o trabalho realizado na Ilha da Pintada, onde o Sindareia fornece cestas básicas aos pescadores da Colônia Z5 em troca de lixo recolhido. Classificando a entrega da Comenda Porto do Sol como “um dia de vitória”, ele agradeceu a toda diretoria e aos fundadores do sindicato pela dedicação para a construção de uma entidade forte.

Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Paulinho Motorista (PSB) e Reginaldo Pujol (DEM), o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, e representantes de entidades, empresários do setor e convidados. 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)