Sessão Solene

Sindihospa recebe da Câmara o Diploma de Honra ao Mérito

Outorga do Diploma Honra ao Mérito ao SINDIHOSPA
Distinção ao sindicato foi entregue nesta terça-feira (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (29/11) o Diploma de Honra ao Mérito ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos) e marca os 60 anos de fundação da entidade.

Alvoni Medina contou como surgiu o Sindicato dos Hospistais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) e como seu papel era defender os interesses dos seus associados, porém ao longo dos anos se tornou mais relevante para a sociedade. O SINDIHOSPA é um elo fundamental para as soluções dos problemas nos diversos setores da saúde. "O SINDIHOSPA age como protagonista nas negociações com as classes profissionais e prestadores de serviços da rede pública e privada, além de defender os direitos de seus associados", disse Alvoni, homenageando o sindicato. SINDIHOSPA é reconhecido em nível nacional pela realização de seus eventos para educação relacionadas ao setor da saúde, acrescentou.

O Vice-presidente do SINDHOSPA, Rafael Cremonese, discursou sobre o destaque nacional que a saúde de Porto Alegre tem no país. "Porto Alegre poderia e deve ser considerada um "hub" de saúde aqui nessa região, inclusive podendo se candidatar a ser um Hub de saúde na Ámerica Latina". O sindicato possuí os mais importantes executivos da saúde fazendo parte do seu conselho, e diversos presidentes e dirigentes já foram eleitos para a Câmara Municipal. Cremonese falou sobre as discussões que ocorrem dentro do sindicato, seja hospitalares ou residenciais, para promover eventos científicos e fóruns de debate, assim ajudando na qualificação dos profissionais da área.

O vice-presidente do sindicado afirmou que 2023 será um ano de grande dificuldade para a saúde, por causa dos preços dos insumos, que aumentaram durante a pandemia e não chegaram a cair depois. E os planos de saúde estão com grande conflito de verba para prover seus serviços. Rafael constatou que as duas esferas, tanto pública, quanto privada, devem ser tratadas juntas, para que melhorem o atendimento ao paciente, de maneira eficiente e menos custosa. 

História 

Fundado em 12 de novembro de 1962, o SINDIHOSPA representa os prestadores de serviços de saúde estabelecidos na capital gaúcha. O sindicato patronal reúne hospitais, clínicas, residenciais geriátricos, empresas que prestam serviços de home-care, laboratórios de análises patológicas, clínicas veterinárias, estéticas e outras organizações do setor.

Desde 1995, integra a Confederação Nacional de Saúde (CNS) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). O SINDIHOSPA age como protagonista nas negociações com as classes profissionais e prestadores de serviços da rede pública e privada. Além de defender os interesses dos seus associados, colabora para qualificar as políticas públicas e os modelos de atendimento das instituições. Como instituição representativa do setor, participa do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET), Comissão Municipal de Serviços Funerários (CMSF) e Pacto Alegre.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)