Plenário

Sinpro/RS ganhará Diploma Honra ao Mérito

Movimentações de plenário. Na foto, a vereadora Sofia Cavedon
A vereadora Sofia Cavedon (PT), proponente da homenagem (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de resolução nº 017/18, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que concede o Diploma Honra ao Mérito ao Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). De acordo com a vereadora, a entidade tem como missão representar os professores das instituições de ensino de direito privado do RS na luta pela dignidade profissional, pela qualidade da educação e pelo exercício da cidadania.

O Sinpro/RS representa os professores e as professoras de todos os níveis e modalidades do ensino privado estadual. Fundado em 1938, é um dos mais antigos sindicatos do Estado e do setor educacional no Brasil. Desde sua fundação, há 80 anos, mantém atividades ininterruptas na defesa dos interesses dos professores e das professoras das instituições privadas.

A primeira reunião para formar um sindicato de docentes particulares aconteceu no dia 5 de maio de 1938, na casa de José Luiz do Prado. Uma comissão, formada pelos professores José Luiz do Prado, Antônio Madagan e Thiago Wurth, comprometeu-se a entrar em contato com a Inspetoria Regional do Trabalho, a fim de organizar o Sinpro/RS. No dia 20 do mesmo mês, foi fundado o sindicato. Porém, somente no dia 16 de novembro daquele ano, a entidade foi reconhecida pelo governo, mediante despacho do Ministério do Trabalho. A data oficial de fundação é 21 de maio de 1938. O primeiro presidente foi Prado, que permaneceu sete anos no cargo.

“Nestas oito décadas de existência, o Sinpro/RS sempre esteve à frente das lutas da categoria, em alguns momentos com ênfase em atividades assistenciais e em outros, como agora, com foco nas atividades reivindicativas. O sindicato realiza periodicamente assembleias para debater os temas de interesse da categoria e organizar as pautas reivindicatórias.

O Sinpro/RS publica o jornal Extra Classe, que aborda assuntos de interesse da categoria, realizando um jornalismo independente”, diz Sofia Cavedon, que continua: “Desde 1995, o sindicato conta com uma direção colegiada, eleita para gestões trienais. Uma das marcas da atuação do Sinpro/RS é a presença dos dirigentes do sindicato junto aos professores nas instituições de ensino”.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:vereadora Sofia Cavedon (PT)Diploma Honra ao Méritoensino privadoprofessores Sinpro/RS