Comissões

Situação do Mercado Público abrirá a agenda dos trabalhos da Cuthab

Abertura e planejamento dos trabalhos da Comissão. Na foto: Vereador Valter Nagelstein, Vereador Paulinho Motorista, Vereador Dr. Goulart, Vereadora Fernanda Melchiona e Vereador Roberto Robaina.
Comissão definiu cronograma de reuniões para 2017 (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre definiu, na tarde desta terça-feira (7/2), as primeiras pautas do ano e os temas que deverão compor o planejamento de trabalho para 2017. A obra do Mercado Público será o foco da primeira agenda externa dos vereadores, marcada para a próxima terça-feira pela manhã, quando pretendem conhecer os entraves que impedem a finalização da revitalização iniciada após o incêndio de 2013. 

Já no dia 21 de fevereiro, na mesma data em que o secretário da Fazenda irá ao Legislativo para falar das finanças do município, os parlamentares que integram a Cuthab, vão debater, no turno inverso, a pauta da tarifa do transporte coletivo. O tema promete intensos debates, especialmente no que toca ao cálculo, com base nas planilhas de custos, e as gratuidades.

O terceiro assunto a ser tratado pela Cuthab será o do transporte hidroviário. Na reunião pré-agendada para o dia 7 de março deverá ser discutida a ampliação do modal que se utiliza do Guaíba para o deslocamento de passageiros entre as regiões Centro, Norte e Sul. Os dois primeiros temas foram propostos pela vereadora Fernanda Melcchiona (PSOL) e o terceiro pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB).

Plano Diretor

Um dos debates mais esperados do ano é o da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), criado em 1979, atualizado em 2009 e que tem previsão legal para ser novamente alterado pelos vereadores esse ano. Além da discussão sobre o PDDUA, o presidente da Cuthab, Dr. Goulart (PTB) apresentou ainda um conjunto de outros assuntos que, pretende, formem o eixo central dos trabalhos da Cuthab em 2017. Entre eles, o da necessidade de destravar a burocracia para o licenciamento de obras na cidade, da ampliação das metas para o programa Minha Casa Minha Vida e da qualificação da área rural.

Por solicitação do vereador Wambert Di Lorenzo (PROS), que justificou por meio de sua assessoria o não comparecimento ao primeiro encontro, reuniões da Cuthab, que tradicionalmente ocorrem à tarde, poderão ser transferidas para o turno da manhã. Diante do pedido do parlamentar, o presidente da comissão, Dr. Goulart (PTB), com a concordância dos demais integrantes da Cuthab, Fernanda Melcchiona e Roberto Robaina (PSOL); Paulinho Motorista (PSB) e Valter Nagelstein (PMDB), deverá oficiar a mudança à Mesa Diretora. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)