Tribuna Popular

Sobrac alerta sobre riscos da parada cardíaca

Zimerman lembrou que manobra de reanimação deve ser rápida Foto: Elson Sempé Pedroso
Zimerman lembrou que manobra de reanimação deve ser rápida Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), Leandro Ioschpe Zimerman, ocupou hoje (9/11) a Tribuna Popular da Câmara para divulgar a Semana Nacional de Prevenção das Arritmias e Morte Súbita Cardíaca, que ocorre até 18 de novembro. De acordo com ele, 12 de novembro é o Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita Cardíaca. "O objetivo da campanha Coração na Batida Certa é treinar as pessoas para socorrer vítimas de uma parada do coração. Quem recebe uma desfribilação feita por equipamento adequado em até três minutos após a parada tem 50% de chances de sobreviver."

Ioschpe acrescentou que a cada minuto de parada cardíaca as chances de reanimação caem 10%. "Uma pessoa que receber uma manobra de reanimação 12 minutos após a parada tem chance de menos de 5% de sobrevivência." Além das manobras de reanimação com aparelhos desfibriladores, o médico destacou a importância da massagem cardíaca como alternativa para tentar reanimar uma pessoa vítima de parada do coração. "Ontem no Brique da Redenção mostramos às pessoas como identificar uma parada e quais os procedimentos que devem ser feitos para revertê-la."

Os dados divulgados pelo presidente da Sobrac mostram que a parada cardíaca mata 300 mil pessoas por ano no país. "É mais do que as mortes por derrame e por câncer de pulmão juntas." Explicou que os riscos de morte súbita aumentam conforme a idade (quanto mais velho, maior o risco), o sexo (os homens são mais propensos a um ataque) e os hábitos de vida (fumo e estresse elevam os riscos). "Os conselhos para a prevenção são os já conhecidos: controlar a pressão, o diabete e o colesterol e evitar o tabagismo e o estresse."
 
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Tribuna Popular destaca Semana de Prevenção às Arritmias