Sessão Solene

Tadeu Xavier é Cidadão de Porto Alegre

Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao sr. Tadeu Gomes Xavier
Tadeu Xavier exibe o título de mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Leonardo Freitas Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta quinta-feira (20/4) o título de Cidadão ao palestrante motivacional Tadeu Gomes Xavier. A homenagem, proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD), ocorreu no Plenário Otávio Rocha, sob a presidência do vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Cláudia Araújo discursou sobre a trajetória de vida de Tadeu Xavier, contou que o mesmo já viajou diversas vezes para fora do país mas que sua viagem mais marcante foi aos 17 anos, quando decidiu sair de Pelotas e vir para Porto Alegre. A vereadora também agradeceu o trabalho de Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS) e do Grande Oriente Brasil (GOB). "Agradeço a presença do GOB e do GORGS, que fazem um grande trabalho dentro dos mesmos princípios de liberdade, igualdade, fraternidade, paz, justiça e democracia", finalizou, enaltecendo os grandes trabalhos que Tadeu Xavier fez para Porto Alegre e dentro da maçonaria. 

Tadeu Xavier falou sobre o grande trabalho feito pela vereadora Cláudia. "Recomendo conhecer o trabalho dessa gigante mulher, que trabalha diretamente com a saúde, com a caridade e com o desejo de ajudar." Citou que a vereadora carrega as pautas da maçonaria em seus projetos, como no "projeto amor ao próximo". Tadeu agradeceu à maçonaria pelos aprendizados, convivíos e trabalhos que realiza na instituição e comentou que sem a maçonaria nunca teria tido as oportunidades que teve em sua vida. O maçom também relatou os trabalhos feitos pela maçonaria, junto com o estado e o município, na educação e na saúde. 

História

Tadeu Xavier nasceu em 1964, em Pelotas. É palestrante, tendo proferido mais de 530 palestras nacionais e internacionais nas áreas de vendas, comportamento organizacional, motivação, liderança, inovação e tecnologia.

Iniciou suas atividades sociais e de liderança na Ordem Demolay do Brasil no ano de 1982. Em 2021, tomou posse como Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), organização que congrega mais de 9 mil maçons. Durante sua gestão à frente da GLMERGS, implementou o Projeto Libertas, que estabelece que cada loja da jurisdição pode adotar crianças em vulnerabilidade social, com o intuito de fornecer material escolar e cestas básicas, objetivando a assiduidade escolar e o combate à evasão. 

Também liderou a fundação do Instituto de Lideranças Empresariais do Estado do Rio Grande do Sul (ILERGS), do Banco de Alimentos da GLMERS, do Fundo de Seguridade Social e do Projeto Sênior, que incentiva a valorização da qualidade de vida na terceira idade. Em 2022, organizou e promoveu o Encontro de Líderes, maior encontro de maçons da América Latina, com 1.600 maçons.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)