Prestação de Contas da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação

Tanise Sabino apresenta Prestação de Contas da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação

Tanise Sabino apresenta Prestação de Contas da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação
Tanise Sabino apresenta Prestação de Contas da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação

Visando compartilhar as principais ações desenvolvidas pela Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Vereadora Psicóloga e presidente da Frente, Tanise Sabino, divulga a prestação de contas 2021. Apesar de sua recente instalação, em 1º de julho, no decorrer do segundo semestre do ano à Frente  proporcionou um fórum de debates parlamentar, juntamente com o Executivo, Legislativo, órgãos e entidades de classe e a própria comunidade porto-alegrense, sobre os fatores de risco e proteção em relação aos suicídios, desmistificando mitos sobre à problemática, orientando como proceder em casos de tentativas, e propondo estratégias de prevenção e sugestão de políticas públicas para esse enfrentamento.

 

Em 2021 e, especialmente no mês de setembro, conhecido como “Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio”, Tanise Sabino protagonizou a iniciativa através de diversas ações desenvolvidas, como: reuniões com o prefeito Sebastião Melo e o Centro de Valorização da Vida (CVV); pronunciamentos na Tribuna da Câmara dos Vereadores, abordando o tema da prevenção ao suicídio; realização da “Caminhada Juntos pela Vida” no Brique da Redenção de Porto Alegre; solicitação ao Executivo de capacitação aos servidores da Prefeitura, que foram atendidas, sendo a realização de uma palestra sobre a Saúde Mental através da Escola de Gestão Pública e Live promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) aos professores; roda de conversa com jovens do bairro São José; entrevista na Rádio Esperança, no Programa Família CNC, falando sobre o tema da Prevenção ao Suicídio; entrega de pin amarelo e folder para todos os funcionários e Vereadores da Câmara; a Vereadora palestrou no II Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura; além de ministrar diversas palestras em igrejas evangélicas. Outras ações em parceria com a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores foi a publicidade em outdoor na frente da instituição; em parceria com a Prefeitura, a colocação de publicidade nos relógios da cidade e nos ônibus de Porto Alegre (busdoor).

 

Reunião de Planejamento e organização da frente parlamentar

A primeira ação da frente parlamentar foi a realização de uma reunião com os seus integrantes com o objetivo de estabelecer o planejamento e organização das atividades. O grupo, formado por profissionais da área da saúde mental, lideranças políticas, lideranças comunitárias e diversas instituições representadas, planejou ações que irão ser desenvolvidas ao longo da legislatura. Já no encontro de ponta pé inicial foram discutidas atividades para a campanha do Setembro Amarelo.

 

Tribuna

Na Câmara de Vereadores, Tanise Sabino utilizou a tribuna diversas vezes para abordar o tema suicídio. Segundo dados estatísticos, anualmente entre 800 mil e 1 milhão de pessoas tiram a própria vida em todo o mundo, sendo o suicídio a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 e 25 anos, atingindo ainda idosos acima dos 60 anos. Ao todo uma vítima morre a cada 45 segundos no Brasil. “Conforme estudos, de 90 a 95% dos casos, o suicídio sempre está relacionado à alguma doença mental, sendo a depressão a principal delas, e também o transtorno de humor e dependência química. Trata-se de um problema sério de saúde pública que merece não apenas atenção e fala, mas também ações de prevenção efetivas”, ressaltou Tanise.

 

Reunião com Prefeito

A vereadora psicóloga Tanise Sabino esteve em reunião com o Prefeito Sebastião Melo, o Secretário da Saúde Mauro Sparta, Liziane Eberle e o Felipe, representando o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Dr. Alceu Gomes da Secretaria da Saúde para tratar sobre o Setembro Amarelo. Na condição de Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio, a parlamentar encaminhou através de ofício, juntamente, com os representantes da Frente, algumas solicitações que visam a conscientização da população quanto a prevenção do suicídio.

 

Boton e Informativo

Iniciando o mês do Setembro Amarelo, período destinado à prevenção ao suicídio, a vereadora  psicóloga Tanise Sabino realizou ação de conscientização sobre o tema. No dia 1º a parlamentar promoveu juntamente com a sua equipe, a entrega de folders e botons para os funcionários da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O material distribuído na ação de conscientização trouxe a história do Setembro Amarelo, bem como dados sobre mortes por suicídio, sinais de alerta, o que fazer e não fazer a respeito da temática e de que forma é possível auxiliar quem está precisando de ajuda.

 

Capacitações solicitadas ao Executivo

A pedido da vereadora psicóloga Tanise Sabino foram realizadas capacitações pelo Governo Municipal sobre a campanha do Setembro Amarelo. Entre as capacitações sugeridas pela parlamentar, foi atendido pela Prefeitura a realização de uma LIVE com a temática “Setembro Amarelo: a escola como espaço de prevenção ao suicídio” destinada para os servidores da Secretaria Municipal Educação (SMED), em especial aos professores, tendo em vista que a escola pode ser um espaço em que sintomas de sofrimento psíquico podem ser observados e deste modo torna-se fundamental que os professores sejam capacitados na identificação destes sinais e sintomas para o risco do suicídio.

Outra solicitação da vereadora psicóloga Tanise Sabino foi a realização de capacitação pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) da Prefeitura de Porto Alegre para os demais servidores do município, sobre o tema da saúde mental e prevenção ao suicídio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal, de modo virtual. O evento foi direcionado aos servidores e contou com duração de cerca de uma hora e meia. Conforme Tanise Sabino “ficamos gratos com os nossos requerimentos atendidos. Legislativo e Executivo trabalhando juntos. A pauta da saúde mental e prevenção do suicídio precisa estar na agenda de Porto Alegre. Precisamos somar esforços”.

 

II Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude

Foi realizado o Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O evento, que ocorreu de forma on-line, contou com mais de 400 participantes nos dois turnos e diversas palestras sobre a temática, uma delas ministrada pela vereadora psicóloga Tanise Sabino com o tema: Setembro amarelo, automutilação e saúde mental no universo da infância e adolescência. Na fala de Tanise foi possível entender os conceitos, estatísticas, o que deve-se atentar sobre o funcionamento mental das pessoas e como ajudá-las, fatores de proteção, sinais de alerta, entre outros assuntos. “Precisamos entender que é necessário falar sobre prevenção ao suicídio, pois sempre é um pedido de ajuda. A vida sempre deve ser a escolha. Precisamos aprender a superar nossos problemas com resiliência e empatia”, reforçou a parlamentar. 

 

Brigada Militar 

O Setembro Amarelo e a importância dos cuidados com a saúde mental também foram pautas direcionadas pela vereadora psicóloga Tanise Sabino com a Brigada Militar do Estado. Durante a reunião, a parlamentar se colocou à disposição para contribuir com a Brigada, como psicóloga de formação, e convidou os presentes para fazerem parte da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio. “Precisamos estar atentos à saúde das pessoas e entender de que maneira podemos ajudá-las”, reforçou a parlamentar. Ao final da visita, foi abordado ainda a questão das doenças emocionais das pessoas que estão na reserva, ou seja, já aposentadas.

 

Cosman – Setembro Amarelo

Com o objetivo de trazer a conscientização e a prevenção no combate ao suicídio, e ainda ampliar as políticas públicas para que os índices de suicídio diminuam entre a população, a vereadora psicóloga Tanise Sabino, que faz parte como membro integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) encaminhou algumas pautas específicas ligadas ao seu mandato como vereadora, entre elas o  Setembro Amarelo foi uma das proposições da parlamentar para discussão na Comissão.

 

Conscientização Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

No dia 10 setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, os Gabinetes do deputado estadual Elizandro Sabino e da vereadora psicóloga Tanise Sabino promoveram ação no Centro de Porto Alegre/RS, com o objetivo de conscientizar sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à temática. A atividade também foi realizada com o apoio da Frente Parlamentar de Prevenção ao suicídio, a qual a vereadora é presidente. Na ocasião, foram entregues materiais sobre a Campanha do Setembro Amarelo, com dados e informações sobre o tema, além de estimular conversas com pessoas que passavam pelo local. 

 

Estádio Beira – Rio

O Estádio Beira-Rio ficou iluminado na noite de 10 de setembro. A ação foi promovida no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado na data, a pedido da vereadora psicóloga Tanise Sabino. 

 

Outdoor e Iluminação Câmara de Vereadores - Setembro Amarelo

Outra ação da Frente Parlamentar foi a publicidade da campanha Setembro Amarelo em um outdoor, em frente à Câmara de Vereadores da Capital. A vereadora viabilizou ainda através dessa parceria a iluminação da Câmara Municipal na cor amarela por 15 dias.

 

Busdoors - Setembro Amarelo

A vereadora psicóloga Tanise Sabino, como presidente da Frente, encaminhou também através de ofício entregue em reunião ao Prefeito Sebastião Melo, a solicitação de inserção de publicidade da Campanha do Setembro Amarelo (busdoors) em linhas de ônibus. Seu pedido foi aceito e mais de 20 linhas de ônibus da Carris com a divulgação chamando a atenção à prevenção do suicídio circularam pela Capital do Rio Grande do Sul, como forma de conscientização através da Campanha do Setembro Amarelo. Segundo a parlamentar, “a cada pequena ação podemos levar esse tema tão importante para mais pessoas, afinal, é necessário falar sobre suicídio e mostrarmos que a vida é sempre a melhor escolha”.

 

Relógios - Setembro Amarelo

Foi encaminhado ainda ao Governo Municipal dentre as solicitações, a divulgação sobre o Setembro Amarelo nos relógios da cidade. Seu pedido foi aceito e a campanha estampou mais de 60 relógios de rua em Porto Alegre, que promoveram a campanha de prevenção e conscientização sobre o suicídio. Segundo a parlamentar, “esse tema não deve ser abordado apenas durante setembro, mas o ano todo deve ser pautado em ações e atividades realizadas pelo Governo”.

 

Caminhada Juntos Pela Vida - Setembro Amarelo

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na Caminhada Juntos pela Vida. A Ação que aconteceu no Parque Farroupilha (Brique da Redenção), em Porto Alegre/RS, foi realizada com o propósito de evidenciar a importância da Campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O evento fez parte das ações promovidas pelo Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em parceria com o Gabinete do Deputado Elizandro Sabino, e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação. Participaram da atividade ainda, o prefeito da Capital Sebastião Melo, sua esposa Valeria Leopoldino, o secretário da Saúde Mauro Sparta, o diretor do Procon Professor Wambert, além de diversas lideranças da cidade de Porto Alegre e a Juventude do PTB. Outras lideranças da grande Porto Alegre, entre elas de Alvorada, Barra do Ribeiro, Guaíba, Novo Hamburgo, Eldorado do Sul, Canoas e Nova Hartz também estiveram presentes. Durante a caminhada, também foram entregues às pessoas balões, fitas e folders explicativos sobre o tema.

 

LIVE Cidade de Tavares - Setembro Amarelo

A convite da Câmara Municipal de Tavares, a vereadora psicóloga Tanise Sabino participou da “Live Setembro Amarelo – você não está sozinho”. Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa sobre essa temática. Tanise Sabino esteve na Live de modo virtual como palestrante. Em sua fala explicou conceitos e trouxe dados e estatísticas sobre suicídios, como, por exemplo: há uma média de dez tentativas a cada suicídio realizado, sendo mais frequente entre jovens de 15 a 29 anos e idosos acima de 60 anos e a cada 45 minutos uma pessoa realiza suicídio no Brasil. Também foi abordado pela vereadora no encontro que se deve atentar sobre o funcionamento mental das pessoas e como ajudá-las. 

 

Prevenção ao Suicídio é tema do Programa Família CNC na Rádio Esperança

A vereadora psicóloga Tanise Sabino participou do Programa Família CNC da Rádio Esperança de Porto Alegre. O principal tema abordado foi a prevenção ao suicídio, devido a campanha de conscientização do Setembro Amarelo.  Segundo a parlamentar, é necessário falar sobre suicídio, sobre os fatores de risco, formas de proteção e sinais de alerta. Ainda em sua fala, Tanise ressaltou que é preciso ter atenção, pois “em dois terços dos suicídios realizados, duas semanas antes as pessoas avisaram de alguma forma”. Exemplo disso são a mudança na personalidade, no comportamento, a diminuição do rendimento acadêmico, um uso excessivo de redes sociais, pedido de demissão, cartas de despedida, uso de álcool e drogas, entre outros sinais.

 

Roda de Conversa e Palestras Projeto Proceus e Igrejas

A vereadora psicóloga Tanise Sabino participou de uma Roda de Conversa com jovens do Bairro São José falando sobre a temática Depressão e Prevenção ao Suicídio. A parlamentar ainda realizou palestra para o Grupo  do Projeto Proceus, acerca do tema da Prevenção ao Suicídio, Automutilação e Identificação dos Sintomas de Depressão. Tanise Sabino realizou mais uma série de ministrações sobre prevenção ao suicídio e promoção de mentes saudáveis em igrejas. “Além das ações da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio, eu, como psicóloga, também estou engajada em realizar palestras e atividades em diversas igrejas evangélicas, com o tema do Setembro Amarelo. Seguimos na missão, com propósito da valorização da vida acima de tudo”, reafirmou a parlamentar.

 

Emendas Parlamentares 

No final de 2021, momento em que foi aberto o período para destinação de emendas, a Vereadora Tanise Sabino destinou à Saúde, através de emendas parlamentares da Vereadora Tanise Sabino, um total de R$ 879.740,00.

Moção de Repúdio 

Foi aprovada a Moção de Repúdio, de autoria da vereadora psicóloga Tanise Sabino, referente à coletânea de livros da escritora Jéssica Düber. A Moção, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, repudia as obras da autora, que têm como finalidade orientar as pessoas a realizarem atos suicidas. O site em que os exemplares estavam sendo disponibilizados já suspendeu a venda dos materiais em português.

 

Encerrando as atividades da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora psicóloga e presidente da Frente, Tanise Sabino, ressaltou que está movida pelo sentimento de que é preciso fazer mais pelas pessoas e pela sociedade. Segundo a parlamentar, a população necessita, cada vez mais, falar e debater sobre o assunto, uma vez que suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. “É necessário acabarmos de vez com o tabu de não se falar sobre esse assunto. Na verdade, mais do que falar sobre suicídio, devemos falar sobre a promoção da saúde mental”, reforçou Tanise. A Frente seguirá na missão de realizar políticas públicas a favor da temática, com propósito da valorização da vida, acima de tudo.