Homenagem

Tanise Sabino concede Diploma de Honra ao Mérito para Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)

Tanise Sabino concede Diploma de Honra ao Mérito para Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
Tanise Sabino concede Diploma de Honra ao Mérito para Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)

 

Na noite do dia 7 de dezembro foi realizada a Sessão Solene de outorga do Diploma de Honra ao Mérito a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), proposta pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e aprovada por unanimidade pelo parlamento.
            O evento foi realizada no Plenária Ana Terra e a mesa de abertura do foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Hamilton Sossmeier;  a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino; Deputado Estadual Sabino, representando a Assembleia Legislativo do Rio Grande do Sul; o Secretário Adjunto de Administração e Patrimônio, Richard Dias, representando o Prefeito Sebastião Melo;  o Pastor Márcio Alves, Gerente Regional da SBB e o Pastor Eliezer Morais, Presidente do Diretório Estadual da SBB no RS.

Após a execução do Hino Nacional, os presentes foram convidados a assistir um vídeo institucional da SBB, mostrando a atuação da instituição ao longo de seus 75 anos de existência no Brasil. Para abrilhantar esta noite de homenagem, também foi convidado o quarteto vocal Hosana que brindou os participantes com músicas de louvor.

Ao saudar os presentes, Tanise Sabino fez uma retrospectiva histórica a partir da Idade Média  quando Gutemberg inventou a prensa de tipos móveis possibilitando a impressão de livros e posteriormente quando a Bíblia foi traduzida do latim para o alemão, dando início a Reforma protestante e democratizando a fé, de modo a evidenciar a importância do trabalho que é realizado hoje pela Sociedade Bíblica do Brasil ao traduzir, produzir e distribuir a palavra de Deus: “Este foi um divisor de águas: teve um impacto profundo na propagação do conhecimento, contribuindo significativamente para o Renascimento e para a Reforma Protestante. A Idade das Trevas, ganhou luz!”, ressaltou Tanise afirmando que a Bíblia foi a primeira obra a ser impressa em larga escala e com a propagação de seus ensinamentos a sociedade ganhou um novo horizonte sob a luz dos ensinamentos bíblicos.

Tanise também compartilhou a sua vivência a partir do dia que ela se tornou cristã e o quanto este Livro Sagrado transformou a sua vida através da sua empregada doméstica, que era evangélica, da Igreja Assembleia de Deus, e que sempre lia a Palavra de Deus para ela: “Como parlamentar e cristã evangélica, não posso deixar de expressar minha profunda admiração pelo propósito da Sociedade Bíblica do Brasil, que, assim como minha Igreja, tem a missão de transformar vidas através da Palavra de Deus. A palavra de Deus que transforma, renova, capacita, prepara, conforta, orienta e mostra o caminho e a direção, que inspira e nos ajuda a encontrar o nosso propósito”.

 O Pastor Eliezer Morais, presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil e Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Alvorada usou a Tribuna para agradecer a homenagem proposta por Tanise Sabino a SBB e relatou a importância da Bíblia Sagrada e seus ensinamentos, lembrando uma viagem recente aos Estados Unidos: “Estive na prestigiosa Universidade de Yale, e fui conhecer a sua biblioteca que reúne livros raros e preciosidades da literatura. Lá chegando para minha surpresa e alegria me mostraram o livro mais precioso de lá, inclusive com todo um aparato de proteção:  a Bíblia de Gutemberg - o livro dos livros!”, contou entusiasmado. Ele fez uma verdadeira pregação falando a importância da Bíblia e ao final resumiu: “Não tenho dúvida de que este é o livro mais importante da história da humanidade, pois levou cerca de 1500 anos para ser escrita e reúne 66 livros e atualmente, no Brasil, a cada 24 segundos uma Bíblia é impressa”.

Em sua fala, o Deputado Sabino elogiou a iniciativa de Tanise Sabino de outorgar o Diploma de Honra ao Mérito a Sociedade Bíblica e citou o versículo 105, do Livro de Salmos, capítulo 119: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”. Conforme o deputado:“ Acredito que esta passagem destaca uma vez mais a importância deste livro Sagrado para as nossas vidas e para o desenvolvimento da Sociedade e, portanto, o trabalho da SBB é de suma importância, e seu mérito incontestável”.

Visivelmente emocionado com o momento da homenagem à SBB, o Pastor Márcio Alves, Gerente Regional da SBB iniciou sua fala agradecendo a Deus: “Primeiro, temos que agradecer a Deus, pois é Ele quem nos deu o dom da vida e é por Ele que estamos aqui hoje. É uma honra receber este reconhecimento aqui neste parlamento, que demonstra o reconhecimento do quanto que nosso trabalho de levar a Palavra de Deus a todas as pessoas é importante e significativo. Em especial, gostaria de expressar minha gratidão a Vereadora Tanise Sabino pela iniciativa dessa homenagem. Sua proposição demonstra o seu compromisso com a promoção dos valores cristãos e com a defesa da liberdade religiosa. E sobre isto, faço a comparação de que o amor de Deus tem muitos braços, como tentáculos, que aproximam pessoas com propósitos em comum, e por isso sou muito grato pela oportunidade de estar aqui hoje”. O Pastor Márcio também lembrou os desafios que a SBB enfrentou no período da pandemia e igualmente toda solidariedade que recebeu, citando rem especial o apoio da Editora Concórdia: “Meu profundo agradecimento ao Senhor Rogério Hickel, dos coirmãos da Editora Concórdia, que abriram mão da maior parte de seu espaço para acolher a Sociedade Bíblica: este é um grande exemplo do exercício dos ensinamentos cristãos na pratica diária.”

Prestigiaram a cerimônia de outorga do Título de Honra ao Mérito a SBB o Pastor Gilson Motta, representando o Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Porto Alegre, João de Oliveira; o Pastor Valter Kuchenbecker, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e Assessor Nacional de Projetos da SBB; o Pastor Luiz Klitzke, Diretor de Relacionamentos da Convenção Batista do Rio Grande do Sul; o Coronel Salomão, Evangelista da Igreja Assembleia de Deus Em Porto Alegre e Presidente do conselho fiscal da UMERGS; Tânia Ramires, Responsável pelo Projeto Mulheres Migrantes em Movimento na cidade de Canoas; o pastor marco Antônio, de Alvorada; Rogério Hickel, presidente da Editora Concórdia e o pastor Devani, Presidente do  Uni Igrejas.

Ao final da Cerimônia os participantes foram presenteados com um kit da SBB e puderam conhecer algumas de suas publicações. 

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228