COSMAM

Tanise Sabino preside seminário alusivo ao Dia da Mulher

Reunião de Comissão - 4ª Reunião Ordinária - promove seminários sobre Saúde física e emocional da mulher: o que avançamos e queremos para os próximos cinco anos em Porto Alegre
Tanise Sabino preside seminário alusivo ao Dia da Mulher (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Este ano a celebração do Dia Internacional da Mulher foi de forma distinta na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM). A comissão oportunizou conhecimento para mulheres através um seminário aberto e em formato presencial, realizado na manhã do 7 de março, no Auditório Ana Terra, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Há dois anos as reuniões da COSMAM estavam sendo realizadas somente em formato virtual.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino presidiu o seminário e saudou as mulheres lembrando que apesar do 8 de março marcar o Dia Internacional da Mulher, todos os dias são das mulheres: “Quero convidar o público presente a refletir sobre avanços e desafios. Entendo que muito já avançamos, mas muito ainda precisamos lutar pelos nossos direitos! Lutar pela igualdade de gênero, pela representatividade das mulheres em todas as esferas, pelo combate à desigualdade salarial. Precisamos ser firmes no enfrentamento da violência de gênero, da discriminação e do assédio moral”, destacou a vereadora.

Márcia Schwantes, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB abriu a programação compartilhando dados alarmantes sobre violência contra a mulher, que aumentou significativamente na pandemia, destacando que enquanto a média global é de 27%, infelizmente em nosso país ela chega a 33,4% em mulheres a partir de 16 anos.  No ano de 2022, por exemplo,  mais de 50 mil mulheres sofreram diariamente violência em nosso país.

Na sequência, a Dra. Mariana Polydoro de Albuquerque Diefenthäler, Presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde OAB/RS, iniciou lembrando o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual saúde não é ausência de doença e sim bem estar psicossocial e espiritual. A partir daí ela trouxe um breve histórico dos direitos das mulheres, destacando o quanto as mulheres já conquistaram.

A Dra. Karina Orlandi, a Promotora de Justiça na cidade de Guaíba, compartilhou a sua trajetória, destacando que “os problemas femininos, refletem diretamente nas vulnerabilidades a que estão submetidas nossas crianças e adolescentes.” Nesta fala, resumiu a importância de cuidar das questões das mulheres como uma forma de cuidar da sociedade como um todo. Segundo a promotora, a Lei Maria da Penha é considerada pela ONU uma das melhores leis do mundo em termos de violência doméstica. “Este é um crime que as instituições têm dado um tratamento diferenciado, para efetivamente proteger e auxiliar esta vítima”, esclareceu.

Também participou do seminário a Dra. Carla Becker Vendruscolo que, como Fisioterapeuta especialista em uroginecologista, abordou o tema da incontinência urinária feminina. Conforme a fisioterapeuta, uma pessoa já é considerada com incontinência com apenas uma ou duas gotas de urina. Muitos dos casos podem começar a ocorrer por conta de exercícios de esforço, muito comum em mulheres de 35 a 50 anos. Compartilhou relatos de violência em diferentes culturas, uma vez que atua tanto no Brasil, quanto na Itália e no continente africano.

Encerrando o painel foi a vez da Dra. Sandra Scalco, Chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde Sexual da Mulher (SAISS) do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas compartilhar o importante trabalho que é desenvolvido – único no mundo que é 100% público trabalhando não apenas com a recuperação das mulheres que sofreram violência, mas também com prevenção.

Também prestigiou o evento a Secretária Adjunta da Cidadania, Justiça e Direitos Humanos do RS, Caroline Moreira, evocando a sororidade e falando do poder das mulheres.

A Vereadora Tanise Sabino encerrou o evento agradecendo a todas palestrantes e participantes e lançando um desafio para que no próximo ano o evento possa ter mais tempo e envolver mais mulheres, visto que o evento foi muito produtivo.

Texto

Caroline Strüssmann - Reg. Prof. 9228