Mandato

Tanise Sabino promove a discussão da prevenção de queimaduras entre jovens

Tanise Sabino promove a discussão da prevenção de queimaduras entre jovens
Tanise Sabino promove a discussão da prevenção de queimaduras entre jovens

Autora da lei que institui o “Junho Laranja”, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino segue incentivando a discussão do tema e a socialização de informações que possam prevenir queimaduras, independente da data do ano. Na manhã do dia 11 de agosto, Tanise Sabino foi recebida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Felizardo Prestes para realizar uma palestra sobre prevenção de queimaduras para os jovens do 7º, 8º e 9º ano. A parlamentar estava acompanhada pelo Coordenador de Enfermagem da UTI de Queimados do Hospital de Pronto Socorro, enfermeiro Tiago Fontana, da equipe do Bombeiro Vitor Fumagali e dos Doutorzinhos da Alegria.

“A maior parte dos acidentes com queimaduras acontecem dentro de casa e podem ser evitados, por isso fui autoria da lei que institui o Junho Laranja como mês de conscientização para a prevenção de queimaduras. Junho Laranja já passou, mas sempre é tempo de compartilhar informações que podem salvar vidas e evitar sofrimento psicológico”, destacou Tanise.

O Enfermeiro Tiago apresentou situações cotidianas nas quais simples cuidados podem evitar acidentes sérios. Ele também aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas dos jovens e desmistificar crendices a cerca de queimaduras: “nunca estourem uma bolha nem usem quaisquer substâncias como pasta de dente ou pó de café. Gelo, nem pensar! Ele só aumenta a queimadura”, destacou Tiago que é Mestre em Enfermagem (UFCSPA) e autor do Guia de prática clínica para o cuidado de enfermagem ao paciente queimado e Coordenador de Enfermagem da UTI de Queimados (HPS/POA).

O Bombeiro Fumagali compartilhou um pouco da formação dos bombeiros civis, enfatizando o quanto precisam se preparar para que possam resguardar suas vidas em uma situação de salvamento: “cada vez que somos chamados, colocamos nossa vida em risco. É um assunto muito sério e por isso nunca tentem fazer nada sozinhos: chamem sempre um profissional, senão vocês colocarão suas vidas em risco também”.

Os Doutorzinhos da Alegria também participaram para descontrair os jovens depois de um assunto tão sério que precisa ser trabalhado diariamente. Tudo o que foi apresentado de forma técnica nas palestras sobre a prevenção de queimaduras, os doutores trabalharam de forma lúdica, trazendo informação e conhecimento.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228