Mandato

Tanise Sabino revela os aspectos psicológicos em relação ao aborto

Tanise Sabino revela os aspectos psicológicos em relação ao aborto
Tanise Sabino revela os aspectos psicológicos em relação ao aborto

Na manhã do dia 5 de outubro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi uma das integrantes do painel que discutiu a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, a ADPF 442, que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e do Estado Laico, Presidida pelo Vereador Tiago Albrech, e a vice-presidente, Tanise Sabino realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Os palestrantes foram o Dr. Thiago e a deputada Federal Franciane Bayer.

 A parlamentar conduziu uma reflexão sobre os aspectos emocionais envolvidos na prática do aborto ressaltando que sua posição enquanto mulher, cristã, psicóloga e parlamentar: “Este assunto é muito complexo e precisamos considerá-lo em toda a sua dimensão. Eu, enquanto psicóloga e cristã, quero apresentar um recorte da área emocional, considerando também o livro de Jeremias 1:5, que nos lembra que Deus nos conhece antes mesmo de nós nascermos e tem um propósito para as nossas vidas desde antes do nosso nascimento. E se o aborto é definido clinicamente como a interrupção da gravidez, da vida, na verdade ele é uma tentativa calar, ceifar ou interromper um projeto que é de Deus”.

 

“A mulher é a segunda vítima do aborto! Estudos determinam que 81% das mulheres que sobrevivem ao aborto tem risco de desenvolver doenças mentais e 250% mais risco de serem hospitalizadas por questões psiquiátricas. Para se ter uma ideia do dano, ele se equipara ao sofrido por pessoas que vivenciam situações extremas como guerras, violências graves e acidentes, que desenvolvem o Transtorno de Estresse Pós-Traumático”,  destacou Tanise trazendo estudos com dados sobre os danos e sequelas causados as mulheres que realizam o aborto. Outras consequências emocionais são luto, danos a autoestima, arrependimento, alteração do sono (insônia, pesadelos), alteração do apetite, dificuldades de relacionamento familiar, depressão, ansiedade e até mesmo ideação suicida e uso de substâncias químicas.

  A parlamentar também reiterou veementemente sua posição contrária ao aborto destacando que: “É uma questão humanitária (é preciso considerar o direito de todos igualmente), moral (é preciso distinguir o bem do mal), democrática (quem deve deliberar sobre o aborto é o parlamento e não o STF) e por fim, trata-se de assegurar o direito à vida. Tanise também referiu que os traumas psicológicos que recaem sobre as mulheres que abortam, as quais necessitam de tratamento psicológico e, não raro, psiquiátrico, por muito tempo, quando não, pelo resto de suas vidas.

 Após a palestra da Vereadora Tanise Sabino, a Deputada Federal Franciane Bayer trouxe um relato do seu trabalho em Brasília. Durante sua fala, a deputada usou uma miniatura de feto para enfatizar a importância de se defender a vida desde a concepção.

  E por fim, foi a vez de Thiago Vieira, advogado conservador e presidente do IBDR, Instituto Brasileiro de Direito e Religião. “Quando começa o direito à vida? Quando nos tornamos seres humanos? A partir de quando o Estado, por meio do Direito, da Justiça e dos sistemas de segurança deve nos proteger?” Respondendo a estes questionamentos Dr. Thiago Vieira trouxe argumentos jurídicos para manifestar seu total desacordo sobre a DPF 442.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228