Mandato

Tanise Sabino se reúne com ABESS para avaliar implantação do Programa Incluir Mais Poa

Tanise Sabino se reúne com ABESS para avaliar implantação do Programa Incluir Mais Poa
Tanise Sabino se reúne com ABESS para avaliar implantação do Programa Incluir Mais Poa

Na tarde do dia 6 de fevereiro a Vereadora Tanise Sabino esteve reunida com a Diretora Executiva da Associação Brasileira de Educação Saúde e Serviço Social (ABESS), Laura de Andrade e as Coordenadoras das regiões para acompanhar a implantação do Programa Incluir+Poa.

A ABESS foi a OSC escolhida pela Prefeitura de Porto Alegre através de edital público de chamamento para executar o programa Incluir+Poa que prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais para a rede básica de educação pública – e também agentes de educação inclusiva, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Tanise Sabino, desde o início de seu mandato persistiu no trabalho de assegurar psicólogos e assistentes sociais para as escolas, através da regulamentação da lei federal 13.935. “Assegurar psicólogos para apoiar a comunidade escolar foi uma grande conquista, mas o trabalho não para por aí: não basta ter os profissionais, é preciso garantir que eles tenham condições e abertura para exercer seu papel da forma mais efetiva possível. Por isso vim aqui, conversar com vocês e saber como tem sido a interação com as escolas da rede”, declarou Tanise no início da reunião, reforçando seu compromisso não apenas com a regulamentação das leis, mas com a efetividade delas, gerando benefícios concretos para a população.

Assim sendo, a parlamentar colocou-se à disposição para escutar o retorno da ABESS sobre os primeiros meses de implantação do Programa e apoiar no que for necessário.

Laura Andrade, compartilhou com Tanise três ótimas notícias:
1) 100% dos profissionais previstos no Programa já foram contratados, gerando 421 novos empregos (previstos no edital) e ainda outros diversos profissionais, contratados pela ABESS para realizar a operacionalização do Programa.
2) Os Agentes de Educação Inclusiva, já receberam 144 horas de treinamento, bem como os psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos contratados para o Programa. Neste treinamento estão desde estudos de caso – para a compreensão das especificidades de cada criança atípica até cursos de primeiros socorros em consonância com a Lei Lucas. Também foram trabalhados com os Agentes os recursos disponíveis nas escolas para a estimulação das crianças e as leis de inclusão e assistência social.
3) Todas as crianças da rede que necessitam de acompanhamento especial para que sejam efetivamente incluídas no dia a dia das salas de aula, que são 3.394, já foram cadastradas em um sistema desenvolvido pela ABESS, que contempla a análise de documentos, especificidades do estudante e informações que favoreçam conhecer cada estudante, tornando-se um importante ferramenta para o trabalho.

Laura relatou que a receptividade foi bem maior do que a própria instituição previa, mas relata que em alguns casos ainda há uma dificuldade por parte da rede em compreender o papel dos novos profissionais: “Somos parceiros e não meros executores. Viemos para trabalhar em conjunto e somar para a educação, construir soluções que tornem a educação em Porto Alegre verdadeiramente inclusiva. Vamos criar vínculos com a comunidade escolar, sim, pois é através desta relação que os resultados serão ainda melhores”, frisou a executiva agradecendo a disponibilidade e interesse de Tanise Sabino em colocar-se ao lado da ABESS para apoiar a efetividade do Programa Incluir mais Poa.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228