Saúde Mental

Tanise Sabino vista o CAPS IV Céu Aberto Álcool e Drogas

Tanise Sabino vista o CAPS IV Céu Aberto Álcool e Drogas
Tanise Sabino vista o CAPS IV Céu Aberto Álcool e Drogas

Na tarde do dia 10 de agosto a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou uma visita técnica ao CAPS IV Céu Aberto Álcool e Drogas. A parlamentar tem como objetivo visitar toda a rede de atendimento psicossocial do município, conversando com servidores e usuários de forma a tornar o seu trabalho em prol da saúde mental cada vez mais efetivo.

 O CAPS IV Céu Aberto AD funciona através do modelo de parceria público-privada (PPP) e é gerido pela Associação Educadora São Carlos (AESC). Nesta unidade são atendidas em média 500 pessoas por mês e este número cresce ainda mais – para 20 mil - se forem considerados o número total de procedimentos realizados incluindo oficinas, reuniões, atendimentos: “Buscamos aqui realizar um atendimento longitudinal, de forma que cada usuário recebe aqui um cuidado integral, o que inclui também assistência farmacêutica”, destacou Kaciely de Lima Jacino, coordenadora deste CAPS.

 Outra peculiaridade desta unidade é que a grande maioria dos atendidos são pessoas em situação de rua, o que dificulta a continuidade do atendimento visto que este público não tem relógio nem celular. Também é a condição de vida ao relento que inspira o nome da unidade – Céu Aberto – reproduzido no teto de uma das salas de internação, pintada de azul e com luzes que imitam estrelas, pra transmitir calma aos internados. A unidade possui 20 leitos de internação e uma vez por mês é realizada uma busca ativa de novos usuários.

 Mesmo instalado em uma estrutura locada, a infraestrutura do CAPS IV AD é muito boa, inclusive com acessibilidade, salas de banho, e espaços de trabalhos em grupo. O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas na modalidade tipo IV (médicos 24 horas). Toda a estrutura, situada Rua Comendador Azevedo, 97, em ambiente acolhedor no Quarto Distrito de Porto Alegre, está voltada a estabelecer vínculos de confiança, levando os valores da Associação Educativa São Carlos (AESC) a populações vulneráveis, em sua maioria, moradores de rua e usuários de álcool e outras drogas.

 “Estou muito impressionada: saio daqui muito contente ao constatar a preocupação dos profissionais que aqui trabalham para atender o usuário. Eu percebi aqui todo um cuidado, toda uma dedicação, todo um carinho, desde a questão da infraestrutura, passando pelo atendimento, pela recepção, pela acolhida...cada detalhe foi planejado para qualificar o trabalho. Fico realmente satisfeita de constatar que quem usa o serviço deste CAPS é muito bem atendido”, declarou a parlamentar Sabino ao concluir a visita pelas instalações do CAPS IV Céu Aberto AD.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228