Comissão Especial

Técnico expõe sobre primeiro traçado do metrô

Vereadores (d) ouviram relato sobre plano integrado para transportes Foto: Jonathan Heckler
Vereadores (d) ouviram relato sobre plano integrado para transportes Foto: Jonathan Heckler

Em reunião da Comissão Especial para Análise e Proposta de Viabilidade do Metrô em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (24/8), na Câmara Municipal, o técnico da Secretaria Municipal de Transportes, Severino Feitoza, apresentou aos vereadores detalhes sobre o primeiro traçado do metrô na capital e as características do plano integrado de transporte urbano de Porto Alegre e Região Metropolitana. Os estudos que viabilizaram o projeto de implementação do metrô e de modernização do transporte público iniciaram em 2011 e foram apresentados este ano ao Ministério das Cidades.

De acordo com Feitoza, os três eixos que nortearam a elaboração do plano integrado foram: planejamento, funcionalidade do transporte e modernização. “Hoje o sistema se encontra em um alto grau de saturação. Precisamos reacomodar as linhas de ônibus, pois muitas estão sobrepostas e convergindo para uma mesma região, e também executar a primeira linha de metrô”, afirmou ao comunicar que a rede articulada de transporte vai ser multimodal.

“Queremos aumentar a capacidade dos ônibus também. Vamos substituir os modelos de ônibus comum pelos articulados. A diferença vai ser enorme, pois um ônibus articulado é capaz de transportar 140 passageiros, e um biarticulado, 200”, anunciou. Segundo o técnico, os sistemas de transporte urbano (ônibus, lotação e metrô) serão complementares e não excludentes.

Metrô

Segundo Feitoza, os estudos que convergiram para execução da primeira linha em Porto Alegre mostraram que o eixo mais carregado hoje é o que vai da zona norte ao centro da cidade. “Pelos estudos, conseguimos examinar e chegar a conclusão que essa região é a mais saturada e continuará sendo nos próximos 30 anos”, explicou. A primeira linha do metrô de Porto Alegre terá o traçado com 15 quilômetros de extensão, começando na Fiergs e indo até o centro da capital.

“Para vocês terem uma ideia, a população lindeira desse trecho é de 172 mil pessoas”, informou. Estima-se que mais de 300 mil passageiros serão transportados diariamente pelo novo meio de transporte nesse caminho. Serão comportados fluxos esgotados nas avenidas Assis Brasil, Farrapos, Voluntários da Pátria, Borges de Medeiros e Bento Gonçalves. Atualmente, cerca de 30 mil ônibus por dia saem do centro passando por essas vias. Conforme anunciou Feitoza, o metrô será implantado através de parceria público-privada.

Para o vereador Nelcir Tessaro (PTB), presidente da Comissão Especial, o relato de Feitoza é fundamental para conceber o relatório final que o grupo irá elaborar ao final das reuniões. “É importante sabermos as características técnicas e as condições que irão melhorar o transporte público da cidade. O trânsito saturado não pode mais esperar e em conjunto com o Executivo, a Câmara Municipal fará o seu papel”.

Estima-se que nos últimos cinco anos, a frota de carros em Porto Alegre aumentou 25% e na região metropolitana, 50%. “São cada vez mais carros adentrando a cidade deixando a situação caótica", disse ainda Tessaro. Também participaram da reunião, os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Beto Moesch (PP), Mauro Pinheiro (PT) e Reginaldo Pujol (DEM).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)