Comissões

Terceirizados da rede municipal de educação reclamam da Cootrario

Márcia Rodrigues reclamou de atraso nos salários Foto: Francielle Caetano
Márcia Rodrigues reclamou de atraso nos salários Foto: Francielle Caetano
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na tarde desta terça-feira (25/2) uma reunião com funcionárias da Cooperativa Cootrario, terceirizada da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Segundo relatos das funcionárias, os salários estão atrasados. Participaram da reunião, Zuleica Beltrame, diretora de Recursos Humanos da secretaria, e Suzana Reis Coelho, supervisora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (SMA). 

A funcionária Márcia Rodrigues, que trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, reclamou dos constantes atrasos. “Eu e minhas colegas estamos enfrentando um problema com o nosso salário. Uma hora nos pagam dia 10, no mês seguinte no dia 12, não tem mais data certa, a gente sempre recebia no quinto dia útil”, disse. 

De acordo com Zuleica Beltrame, estava acontecendo um erro por parte da Caixa Econômica Federal. Zuleica informou na comissão que a Prefeitura Municipal sempre fez os depósitos em dia. Segundo ela, para corrigir este problema, a Smed solicitou que o pagamento fosse depositado em contas do Banrisul.

Márcia Rodrigues também denunciou o descaso da cooperativa com os funcionários. Além de atrasar os salários, a cooperativa não paga férias, atrasa o pagamento do INSS e não fornece a quantidade de uniformes exata. “Falta de equipamentos e uniformes é corriqueira. Tenho que comprar tocas do meu dinheiro porque a Cootrario não fornece. Uma toca dura apenas 10 dias,” salientou. 

O vereador Kevin Krieger (PP) sugeriu que a Smed crie um canal de comunicação juntamente com a Cotrario para atender às demandas dos funcionários. “É necessário que se crie esse canal para evitar este tipo de problema. Os funcionários precisam deste apoio para esclarecer todas as dúvidas”, destacou. 

A vereadora Sofia Cavedon (PT) solicitou mais informações da Cootrario sobre o atraso dos pagamentos dos funcionários e os problemas relacionados à Caixa Econômica Federal e ao Banrisul para que nos próximos meses não ocorram novamente atrasos. Pediu ainda para que os funcionários tercerizados procurassem o SindiAsseio, sindicato que representa trabalhadores do setor.   

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)