Mandato

Transformado Espera em Esperança: simpósio destaca a importância da doação de órgãos e tecidos no Setembro Verde

Transformado Espera em Esperança: simpósio destaca a importância da doação de órgãos e tecidos no Setembro Verde
Transformado Espera em Esperança: simpósio destaca a importância da doação de órgãos e tecidos no Setembro Verde

No próximo dia 21 de setembro, a partir das 13h30min, o auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre será palco do Simpósio "Transformado Espera em Esperança". Este evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral, presidida pela psicóloga Tanise Sabino, em parceria com a ONG Via Vida, e o Colégio Notarial, e tem como objetivo destacar a importância e incentivar a doação de órgãos e tecidos. O setembro, conhecido como “Setembro Verde”, é uma forma a incentivar a conscientização de órgãos e tecidos.  

A doação de órgãos e tecidos é um gesto de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Este simpósio visa sensibilizar a sociedade sobre a relevância desse ato e promover a conscientização sobre a importância de reafirmar junto a família o desejo de ser doador.

 A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral que promove este evento, enfatiza: “Eu sou doadora de órgãos e tecidos e assumi este compromisso com a vida através de escritura pública pois tenho fé de que este ato pode mudar muitas vidas e – como diz o tema deste simpósio – transformar espera em esperança”.

 A Presidente do VIAVIDA, Lucia Elbern refere que “a doação de órgãos é um ato de generosidade e humanidade que merece todo o reconhecimento, trabalho e dedicação nesta causa. Ela representa a oportunidade de salvar vidas, oferecer uma segunda chance a quem enfrenta doenças graves e restaurar a esperança em famílias inteiras. O gesto altruísta de doar órgãos é verdadeiramente admirável, pois transcende barreiras e diferenças, unindo pessoas em um propósito nobre, que é ser solidário. O ato da doação de órgãos nos mostra como podemos impactar positivamente a vida de outros seres humanos, muitas vezes, de maneira que vai além das palavras”.

 O simpósio contará com a participação do Médico nefrologista Roberto Manfro; da Psicóloga Evelyn Viguera; do Presidente da Associação de Notários e Registradores, João Pedro Lamana Paiva; da Tabeliã e vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil, Rita Bervig e da Presidente do VIAVIDA, Lucia Elbern. Na programação também está o depoimento tanto de pacientes que aguardam por um transplante, quanto daqueles que já forma contemplados com uma doação.

 Todos estão convidados a participar deste Simpósio e encontrar motivação para transformar vidas e fazer do Setembro Verde um mês de conscientização e esperança. A entrada é gratuita, mas as incisões deem ser feitas antecipadamente através do site www.capacitarrs.com.br.

 PROGRAMAÇÃO
SIMPÓSIO: Setembro Verde: transforme espera em esperança - Mês de incentivo à doação de órgãos
Data: 21 setembro de 2023 – quinta-feira
Local: Câmara Municipal de Porto Alegre
Endereço: Av. Loureiro da Silva 255 - Auditório Ana Terra  - 2º andar
Horário: das 13h30 às 18h
13h30 às 14h – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 as 14h50 – (20 min) – Palestra: Importância da doação de órgãos: Salvando vidas juntos
Palestrante: Dr. Roberto Manfro – Médico Nefrologista. Chefe do Serviço de Transplantes do Hospital de Clinicas de Porto Alegre.   
14h50 as 15h- Perguntas (10 min)
15h10 as 15h40 – (30 min) Palestra: Saúde mental e doação de órgãos: Que aspectos emocionais estão envolvidos neste processo?
Palestrante: Evelyn Vigueras - Psicóloga Clínica, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde e professora universitária.
15h40 as 15h50- Perguntas (10 min)
15h50 as 16h05 – intervalo (15min)
16h10 as 16h40 – (30 min)  PalestraA atuação dos cartórios na doação de órgãos: Incentivo, informação e a escritura pública de doador
Palestrantes: João Pedro Lamana Paiva -Presidente da ANOREG/RS e Rita Berving- Tabeliã e vice-presidente do CNB/RS.
16h40 as 16h50- Perguntas (10min)
17h – (20 min) Palestra: Movimento Setembro Verde: Conscientização e promoção da doação de órgãos através do VIAVIDA
Palestrante: Lucia Elbern – Presidente da VIAVIDA
17h20 as 17h30 - Perguntas (10 min)
17h30 as 17h45 (15 min) – Depoimentos- Histórias de espera e esperança.
Convidados:

·         James Cassiano da Silva

·         Renato Borghetti
18h –  Encerramento

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228