Espectro Autista (TEA)

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de palestra no bairro Mário Quintana

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de palestra no bairro Mário Quintana
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de palestra no bairro Mário Quintana

Na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro,  a vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve no bairro Mário Quintana, na Escola Colorindo Meu Dia, atendendo um pedido da direção da instituição que gostaria de ter mais informações sobre a questão do Autismo. Para falar sobre o tema, Tanise convidou o  Dr. Alceu Gomes, médico psiquiatra, especialista em Desenvolvimento Infantil, Coordenador do Projeto do Centro de Autismo de Porto Alegre e Coordenador Técnico do Hospital Presidente Vargas.

A Vereadora abriu o encontro agradecendo a acolhida e elogiando as educadoras pelo  interesse em iniciar a formação pedagógica já no primeiro dia tratando sobre a questão do Autismo. Tanise também destacou que Porto Alegre terá um Centro de Referência do Transtorno  Autista (CERTA), que irá atender crianças autistas e suas famílias. 

Saudando os presentes, Dr. Alceu agradeceu o convite da Vereadora Tanise, que para ele é referência quando se fala em Saúde Mental. Ele iniciou a palestra ressaltando a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor o tratamento. E vocês, como educadoras, podem contribuir muito neste sentido, ajudando a identificar alguns sinais”. O médico psiquiatra também ressaltou a importância de os educadores compreenderem o comportamento das crianças autistas e de suas familiares. Segundo o psiquiatra esta empatia é fundamental. Dr. Alceu também compartilhou com os educadores experiências e novos estudos que podem ajudá-los no processo de desenvolvimento dos alunos com transtorno do espectro autista.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino como membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) bem como Presidente da Frente Parlamentar da Saúde Mental tem acompanhado de perto a implantação do Certa, um projeto de grande importância para comunidade porto-alegrense. O Certa é um dos dez projetos prioritários do governo Sebastião Melo.