Três artistas negros exibem trabalhos na Câmara
Exposições de três artistas gaúchos afro-descendentes foram abertas na Semana da Consciência Negra e podem ser visitadas até 28 de novembro na Câmara Municipal de Porto Alegre. No térreo, Américo Souza apresenta 80 mini-esculturas coloridas, que representam máscaras étnicas africanas, e Anderson Chagas mostra Silhuetas e Arte em Fogo, composta por 20 pinturas e pirogravuras sobre madeira com imagens de mulheres negras.
No 2º piso, junto ao Plenário Otávio Rocha, Magaly Amaral da Costa exibe Memórias de Porto Alegre. São 16 pinturas em relevo que retratam prédios históricos e podem ser apreciadas por deficientes visuais. A artista também expõe quatro esculturas feitas com tecido e resina da série Figuras ao Vento.
AMÉRICO Autor do Troféu Zumbi, entregue anualmente, Américo Souza é pintor e escultor nascido em 1935 em Porto Alegre. Frequentou cursos de desenho, escultura e história da arte no Atelier Livre e tem formação acadêmica em Administração e Ciências Contábeis. Participou do Grupo Raízes da África, dirigido pelo artista plástico Ney Ortiz, e expôs em diversos espaços da Capital e do Interior (Gramado, Carazinho, Gravataí, Rio Pardo e Canoas).
ANDERSON Nascido em 1970 na Capital, Anderson Claiton Ferreira Chagas é pintor autodidata. Em 2010, começou a criar pirogravuras. Ajudou a fundar o Coletivo Kizomba, que o inspirou a pintar figuras africanas em silhueta, já que o grupo tem como proposta promover atividades para desenvolver a cultura e a arte negras.
MAGALY Tintas acrílica e a óleo, tecido, arame, massa corrida e resina são materiais utilizados nas obras de Magaly Amaral da Costa, nascida em 1939 em Lavras do Sul (RS) e moradora da Capital. Segundo a artista, seu objetivo ao representar o patrimônio arquitetônico é preservar a memória da cidade. Pelo conjunto de sua obra, Magaly é uma das pessoas homenageadas pela Câmara Municipal com o Troféu Deputado Carlos Santos, em solenidade ocorrida na noite de quinta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra.
As exposições ficam abertas à visitação das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 18 horas, às sextas-feiras, na Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações: (51) 3220-4318.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)