Sessão Solene

Tricampeão Mundial do Jiu-Jitsu recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

Fernando Paradeda recebe homenagem das mãos dos vereadores Kevin Krieger e Mônica Leal. Foto: Cristiane Moreira
Fernando Paradeda recebe homenagem das mãos dos vereadores Kevin Krieger e Mônica Leal. Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
O tricampeão mundial do Jiu-Jitsu, Fernando Rangel Paradeda, recebeu na noite desta sexta-feira (19/9) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre, em solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador Kevin Krieger (PP) pela dedicação e notoriedade na prática do Jiu-Jitsu que Paradeda mostrou ao longo das últimas duas décadas, trazendo ao Rio Grande do Sul e à Porto Alegre o reconhecimento mundial frente às suas conquistas, tornando-se um grande lutador pela cidadania, inclusão social e pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Kevin destacou em seu discurso que é uma grande honra conceder o Troféu a este amigo e grande atleta internacional. “Este título é um dos mais importantes do parlamento municipal. Nós vereadores temos apenar um único troféu para distribuir e entregar a cada quatro anos de mandato. É o melhor, ou um dos melhores a ser entregues a um cidadão de Porto Alegre. É com muita alegria e orgulho que te entrego esta condecoração, Fernando, pela pessoa que tu és e pelo que tu representas para a nossa cidade, esporte e, acima de tudo, pelo incentivo que tu dá na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Este título é do teu merecimento desde a década de 1990, onde vens trabalhando pelo esporte, vens construindo a tua vida, além de ter projetado a nossa Capital no cenário das artes marciais e do Jiu-Jitsu”, lembrou Kevin, reiterando que em 2009, o homenageado e sua equipe, quando o vereador ainda estava à frente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), ajudou a consolidar um projeto assistencial que começou nas comunidades.

Inclusão sócio-educativa

“Levar o Jiu-Jitsu para dentro das comunidades foi uma grande iniciativa. Nos deparamos com grandes dificuldades de aprendizado de crianças e adolescentes, e o Fernando e o Guilherme Paradeda foram os responsáveis e líderes do projeto Guerreiros do Futuro, na Bom Jesus. O esporte e o Jiu-Jitsu demonstram o respeito que eles têm por seus mestres e professores. Daqui a alguns anos, o Campeão Mundial de Jiu-Jitsu virá da periferia de Porto Alegre”, concluiu Krieger.

Para o homenageado, é o sonho de qualquer cidadão estar recebendo este título. “Quero agradecer a todos aqui pela homenagem. Eu nasci de uma família do esporte. Eles sempre me colocaram que o esporte, a educação e o estudo vinham em 1º lugar. A minha Família Rangel, pelo meus avós, que me incentivaram para que eu praticasse e fosse um atleta. Eu já fui iatista, sou apaixonado pelo mar e água. Sempre pratiquei esportes que me fizeram ter grandes amigos. Ao longo destes vinte anos de trabalho, eu consegui canalizar toda minha energia para dentro de uma arte marcial que eu conheci, aliando a educação, companheirismo, integração e a hierarquia que temos no Jiu-Jitsu. Me preparei para isso desde pequeno. Faz tempo que estamos no caminho, hoje, minha escola conta com aproximadamente 3 mil alunos e queremos fazer a diferença”, ressaltou Fernando Paradeda, saudando o irmão e grande parceiro, Guilherme Paradeda, com quem divide o prêmio.

Paradeda salientou também a importância do vereador Kevin em todo este processo de inclusão social e assistência educativa aos menores carentes da Capital, e agradeceu emocionado à condecoração proposta. Quero agradecer muito ao Kevin e a toda equipe da Fasc, que hoje tem não só oficinas de Jiu-Jitsu, mas principalmente um caminho a seguir pelas crianças. “O meu grande sonho é fazer com que estes futuros profissionais consigam viver com os frutos do esporte, que antigamente era somente lazer e diversão”.

Homenageado


Paradeda nasceu em Porto Alegre, em 17 de outubro de 1975, e é formado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Em 2002, foi bicampeão brasileiro (faixa preta) peso absoluto; em 2003, foi vice-campeão brasileiro (faixa preta) peso absoluto; tricampeão mundial (faixa preta) peso pesado e campeão do 3º Desafio Black Belt (unificando os títulos dos mundiais).

Em relação ao projetos sócio-educativos, atualmente Paradeda ministra aulas em sua academia e é presidente da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e Associados, além de estar à frente de ações sociais e programas sócio-educativos, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), distribuídas nas comunidades, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Um dos principais projetos desenvolvidos por Paradeda é o “Guerreiros do Futuro”, que conta, atualmente, com 120 crianças e adolescentes carentes, entre 6 e 14 anos de idade, distribuídas em três espaços, nos quais as atividades são desenvolvidas: Aldeia da Fraternidade, no Bairro Tristeza; Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores, no Bairro Santa Tereza; e Centro Cultural James Kulisz, no Bairro Bom Jesus.  

A parceria com a Fasc iniciou em 2009, tendo como finalidade incluir o Jiu-Jitsu nas comunidades carentes, por meio de entidades conveniadas com a Fundação. As crianças integrantes do projeto foram levadas para Gramado para participar de uma seletiva do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu que aconteceria em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Importância do Título

A vereadora Mônica Leal (PP) presidiu a sessão e salientou que este título é concedido a pessoas que tenham se dedicado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade de Porto Alegre, por suas ações prestadas nas áreas do conhecimento humano. “Eu tenho a honra e o privilégio de já conhecer o homenageado, Fernando Paradeda, por longa data, mas quero dizer que além do grande valor que tem o Fernando, o vereador Kevin Krieger teve a sensibilidade de acreditar neste projeto social e apoiá-lo para sua realização, juntamente com o irmão do homenageado, Guilherme Paradeda.

A solenidade também contou com a presença de autoridades representativas do esporte; do presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, que esteve representando o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; além dos alunos e crianças atendidas pela Aldeia da Fraternidade, Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e do Centro Cultural James Kulisz.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)