Troféu Câmara concedido ao Asilo Gustavo Nordlund
Vargas, Tanise e Elizandro na entrega do troféu hoje à tarde (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA) Sessão Solene reuniu apoiadores, colaboradores e idosos do lar (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
O Asilo Amparo à Velhice Família Gustavo Nordlund recebeu na tarde desta sexta-feira (17/9) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Elizandro Sabino (PTB) quando ainda era vereador, em 2017. A cerimônia de entrega do troféu foi solicitada pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB), que presidiu a Sessão Solene, realizada no Plenário Ana Terra.
Psicóloga Tanise Sabino ressaltou que o Lar Gustavo Nordlund vai completar 72 anos no dia 27 de setembro e que “a instituição é mantida pelo trabalho voluntário de amparo à velhice, a pessoas carentes, independente de credo, sexo ou etnia, com assistência médico hospitalar, através de gerações, deixando um legado de prestação de serviço de qualidade ao idoso”. Ela salientou que o Asilo foi reconhecido como de Utilidade Pública pelo município de Porto Alegre. Disse também que “o avô paterno morou no lar, e a fez pensar na importância de cada momento da vida, e que muitos têm ali a possibilidade de um novo lar, uma nova família e amigos”.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado, Elizandro Sabino lembrou que “já trabalhou espontaneamente no lar”. O deputado ressaltou o voluntariado, as pessoas e empresários que ajudam a manter o asilo e que no início da pandemia “quando ainda não sabíamos direito como lidar com a situação, recebemos de uma ONG mais de uma tonelada de alimentos que foram encaminhados para o Lar Gustavo Nordlund e que muitas pessoas foram beneficiadas por este gesto de amor ao próximo”.
Já o diretor do Asilo Amparo à Velhice Família Gustavo Nordlund, José Vargas, ao agradecer pelo troféu, disse que “divide a homenagem com os colaboradores. O troféu não é meu, é nosso”. Vargas citou vários funcionários, voluntários e diretores da instituição, destacando as áreas e o trabalho de cada um. Ele fez um breve relato histórico da entidade e falou também das dificuldades financeiras da instituição, que é mantida por apoiadores. “Muitas pessoas desconhecem o trabalho feito na periferia e muitas vezes a nossa voz não é ouvida. O lar está aqui dizendo que vale a pena e vai seguir trabalhando para ajudar, amparar e zelar pela saúde mental, espiritual e física dos idosos da nossa cidade”, finalizou.
Acompanharam a cerimônia, o ex-diretor de patrimônio e Finanças da Câmara, Breno Santos de Oliveira; o vice-presidente do lar, Rudivan Gonçalves do Prado; a secretária Ana Taranger; o representante do Ciepadergs (Convenção dos Pastores das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus), Jurandi Pazzim; representando a presidência da Igreja Assembleia de Deus de Porto Alegre, Gilson Motta; residentes e trabalhadores do asilo.
Lar Gustavo Nordlund
O Lar Gustavo Nordlund, como também é conhecido o asilo, é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que atende idosos, muitos em situação de vulnerabilidade, que são encaminhados por familiares, serviços sociais e Ministério Público. A entidade foi criada pelo missionário sueco Gustavo Nordlund, em 1949. O asilo oferece serviço de residência, com cuidados básicos de enfermagem, com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, educador físico e cuidadores. O residencial atende cerca de 70 idosos, entre permanentes e temporários, e está localizado na rua Dezenove de Fevereiro, 426, no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital.