SESSÃO SOLENE

Troféu Câmara concedido ao Asilo Gustavo Nordlund

  • Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Asilo Gustavo Nordlund proposta pela Vereadora Psicóloga Tanise, com as presenças do Deputado Estadual Eliseu Sabino, do Diretor do Lar, Pastor José Vargas, dos Pastores Gilson Motta e Jurandi Pazzim, colaboradores, moradores do Lar e diversas autoridades.
    Vargas, Tanise e Elizandro na entrega do troféu hoje à tarde (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Asilo Gustavo Nordlund proposta pela Vereadora Psicóloga Tanise, com as presenças do Deputado Estadual Eliseu Sabino, do Diretor do Lar, Pastor José Vargas, dos Pastores Gilson Motta e Jurandi Pazzim, colaboradores, moradores do Lar e diversas autoridades.
    Sessão Solene reuniu apoiadores, colaboradores e idosos do lar (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O Asilo Amparo à Velhice Família Gustavo Nordlund recebeu na tarde desta sexta-feira (17/9) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Elizandro Sabino (PTB) quando ainda era vereador, em 2017. A cerimônia de entrega do troféu foi solicitada pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB), que presidiu a Sessão Solene, realizada no Plenário Ana Terra.

Psicóloga Tanise Sabino ressaltou que o Lar Gustavo Nordlund vai completar 72 anos no dia 27 de setembro e que “a instituição é mantida pelo trabalho voluntário de amparo à velhice, a pessoas carentes, independente de credo, sexo ou etnia, com assistência médico hospitalar, através de gerações, deixando um legado de prestação de serviço de qualidade ao idoso”. Ela salientou que o Asilo foi reconhecido como de Utilidade Pública pelo município de Porto Alegre. Disse também que “o avô paterno morou no lar, e a fez pensar na importância de cada momento da vida, e que muitos têm ali a possibilidade de um novo lar, uma nova família e amigos”.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado, Elizandro Sabino lembrou que “já trabalhou espontaneamente no lar”. O deputado ressaltou o voluntariado, as pessoas e empresários que ajudam a manter o asilo e que no início da pandemia “quando ainda não sabíamos direito como lidar com a situação, recebemos de uma ONG mais de uma tonelada de alimentos que foram encaminhados para o Lar Gustavo Nordlund e que muitas pessoas foram beneficiadas por este gesto de amor ao próximo”.

Já o diretor do Asilo Amparo à Velhice Família Gustavo Nordlund, José Vargas, ao agradecer pelo troféu, disse que “divide a homenagem com os colaboradores. O troféu não é meu, é nosso”. Vargas citou vários funcionários, voluntários e diretores da instituição, destacando as áreas e o trabalho de cada um. Ele fez um breve relato histórico da entidade e falou também das dificuldades financeiras da instituição, que é mantida por apoiadores. “Muitas pessoas desconhecem o trabalho feito na periferia e muitas vezes a nossa voz não é ouvida. O lar está aqui dizendo que vale a pena e vai seguir trabalhando para ajudar, amparar e zelar pela saúde mental, espiritual e física dos idosos da nossa cidade”, finalizou.

Acompanharam a cerimônia, o ex-diretor de patrimônio e Finanças da Câmara, Breno Santos de Oliveira; o vice-presidente do lar, Rudivan Gonçalves do Prado; a secretária Ana Taranger; o representante do Ciepadergs (Convenção dos Pastores das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus), Jurandi Pazzim; representando a presidência da Igreja Assembleia de Deus de Porto Alegre, Gilson Motta; residentes e trabalhadores do asilo.

Lar Gustavo Nordlund

O Lar Gustavo Nordlund, como também é conhecido o asilo, é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que atende idosos, muitos em situação de vulnerabilidade, que são encaminhados por familiares, serviços sociais e Ministério Público. A entidade foi criada pelo missionário sueco Gustavo Nordlund, em 1949. O asilo oferece serviço de residência, com cuidados básicos de enfermagem, com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, educador físico e cuidadores. O residencial atende cerca de 70 idosos, entre permanentes e temporários, e está localizado na rua Dezenove de Fevereiro, 426, no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)