Plenário

UFCSPA recebe a Comenda Porto do Sol

Oliboni destacou surgimento da instituição como projeto da Arquidiocese Foto: Elson Sempé Pedroso
Oliboni destacou surgimento da instituição como projeto da Arquidiocese Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou, no período de Comunicações da sessão ordinária, nesta segunda-feira (28/3), a Comenda Porto do Sol à Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) pelos serviços prestados à cidade. A instituição, que completou 50 anos em março, recebeu homenagem da Casa por proposição do vereador Aldacir Oliboni (PT). A sessão foi conduzida pela presidente Sofia Cavedon (PT).

O vereador proponente manifestou alegria pelo cinquentenário da Fundação, e destacou a responsabilidade de formar profissionais na área da saúde por intermédio do ensino, pesquisa e extensão. Oliboni disse acreditar que essas qualidades, entre outras, são capazes de “promover a melhoria na qualidade de vida de nosso povo, destacando-se no ranking das melhores universidades do país”.

Oliboni também elogiou os profissionais da Universidade, e salientou a elevada qualificação do corpo docente e o esforço da instituição de manter os melhores quadros. Lembrou que a UFCSPA surgiu da iniciativa da Arquidiocese de Porto Alegre, ainda em 1953, que teve início das atividades em 1961 com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. O vereador salientou que, em 2008, foi transformada em fundação, com o objetivo de ampliar oferta de ensino aos projetos de pesquisa por ela desenvolvida.
 
Em 2008, segundo índice geral dos cursos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a UFCSPA foi avaliada como a segunda mais qualificada de acordo com 173 universidades públicas avaliadas. “Porto Alegre se orgulha de fazer uma simples homenagem, mas de reconhcer quem trabalha e cuida de seu povo para o futuro”, finalizou Oliboni.

Reitora
 
A reitora da UFCSPA, Mirian da Costa Oliveira, salientou que há três anos, com a troca do nome para Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a cidade “acordou” para a sua existência. “Foram três nomes em 50 anos de história”, lembrou ao salientar que essas alterações prejudicaram a imagem da instituição.
 
Mirian chamou a atenção de ser a UFCSPA a única instituição de ensino superior que tem Porto Alegre no nome. Ressaltou as notas em sistema de avaliação do MEC, sendo a sétima melhor no País. A reitora disse que a universidade cumpre com seu papel social e que tem alto nível de especialização no ensino. “Temos 90% de mestres e doutores no quadro docente”, informa. Ele completa que a Comenda Porto do Sol é “um gesto pelo nosso trabalho, e continuaremos trabalhando pelo crescimento de Porto Alegre”.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)