Plenário

Unidades de saúde deverão ter totens para medir satisfação

  • Vereadores da Cosmam visitam a Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro. Posto de saúde. UBS.
    Usuários poderão manifestar sua opinião ao final do atendimento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Jessé Sangalli na tribuna
    Vereador Jessé Sangalli (Cidadania) é o autor do projeto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (22/12), de forma simbólica, com três votos contrários e uma abstenção, o Projeto de Lei (PLL) 172/21, do vereador Jessé Sangalli (Cidadania), que obriga a instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet (totens), para realização de pesquisa de satisfação em todas as Unidades de Saúde (US) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendam parcial ou integralmente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município. As emendas 01 e 02 também foram aprovadas, em bloco, de forma simbólica, com uma abstenção.

De acordo com o projeto, a pesquisa de satisfação deverá coletar, no mínimo, os seguintes dados: horário e data de entrada no Posto de Atendimento ou na UPA; se foi realizada triagem do usuário, caso em que deverá ser informado o horário aproximado do atendimento na triagem e o grau de satisfação em relação à equipe de triagem; se ocorreu atendimento do usuário por profissional médico, caso em que será informado o horário aproximado do atendimento e o grau de satisfação em relação ao profissional; e o grau de satisfação do usuário em relação ao PA ou à UPA, de forma geral. A proposta veda a coleta de dados pessoais, tais como nome, telefone, e-mail, endereço ou qualquer outro dado pessoal sensível ou que permita a identificação do usuário na pesquisa de satisfação.  

Os dados obtidos com as pesquisas devem ser automaticamente e imediatamente transferidos via equipamento eletrônico, através da internet, e armazenados em servidor, de modo a permitir o acompanhamento dos índices de satisfação, em tempo real, pelas secretarias e pelas comissões competentes. O compilado semestral do grau de satisfação dos usuários, bem como as informações do tempo médio de espera para triagem e atendimento, individualizados por PA ou por UPA, devem ser publicados no sítio eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto

Rafael Cabeleira (reg. prof. 10493)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:unidades de saúdetotens