PLENÁRIO

Unidades de saúde poderão disponibilizar teste de dengue, chikungunya e zika

  • Saúde. Posto. Modelo. Vacina. Atendimento. Médico. Emergência. Enfermagem. Medicina.
    A proposição prevê que os testes deverão ser realizados em pacientes que apresentem sintomas da doença e deverão ser notificados à Vigilância Sanitária (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereador Aldacir Oliboni
    Vereador Aldacir Oliboni (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre está discutindo projeto de lei que estabelece a disponibilização gratuita de testes rápidos para o diagnóstico de dengue, chikungunya e zika nas unidades da rede municipal de saúde e demais estabelecimentos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Porto Alegre. A proposição tem como autor o vereador Aldacir Oliboni (PT) e prevê que os testes deverão ser realizados em pacientes que apresentem sintomas da doença e deverão ser notificados à Vigilância Sanitária.

A exposição de motivos do projeto aponta que, nos últimos anos, Porto Alegre vem constatando o aumento dos casos de dengue. Nesse sentido, faz-se necessário o estabelecimento de campanhas preventivas dirigidas ao conjunto da população, o monitoramento e as medidas de proteção in loco em todas as regiões da cidade.

Porém, conforme o autor da proposta, também é necessária a disponibilização efetiva de testes rápidos para o diagnóstico da doença sem as limitações que ocorrem hoje. “Tais testes devem ser disponibilizados gratuitamente pela rede municipal de saúde a todas as pessoas que possuam sintomas da enfermidade, contribuindo para o início imediato do tratamento e evitando o agravamento do quadro de saúde do paciente”, argumenta Oliboni.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)