Comissões

Vaqueanos da Tradição pede apoio para ficar no Humaitá

Zeno (d) pediu que CTG permaneça no Humaitá Foto: Pedro Revillion
Zeno (d) pediu que CTG permaneça no Humaitá Foto: Pedro Revillion

Atendendo solicitação do vereador Tarciso Flecha Negra (PDT), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu na tarde desta terça-feira (14/4) representantes do CTG Vaqueanos da Tradição. Na oportunidade, o patrão do CTG, Adão Zeno, pediu apoio aos vereadores para que a sede da entidade permaneça no Bairro Humaitá. No local, na Avenida Padre Leopoldo Brentano, 1551, deverá ser construída parte da nova Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

“Sabemos que não podemos ficar no mesmo lugar, mas queremos permanecer no bairro, pois somos referência cultural para aquela localidade”, pediu Zeno ao lembrar que o CTG está no Humaitá há 50 anos.
 
Tarciso relatou que esteve no local e ouviu os anseios daquela comunidade. “É um verdadeiro espaço cultural que mostra as tradições do povo gaúcho”, disse o parlamentar ressaltando ainda que o CTG, se ficar no bairro, poderá ser transformado em ponto cultural  para os visitantes da Copa do Mundo, caso ela venha para Porto Alegre. “O tradicionalismo gaúcho é lindo e temos que mostrá-lo para outros povos”, defendeu o vereador.

O diretor de Comunicação Social da 1ª Região, Paulo Roberto Guimarães, informou que há tratativas com a prefeitura em relação a um terreno no Humaitá. “Mas é apenas tratavia, precisamos do apoio de vocês para que a idéia se efetive”, pediu Guimarães ressaltando que caso a prefeitura doe o espaço que seja por tempo indeterminado e direto para o CTG. “Senão daqui a dez anos estaremos aqui de novo com problemas”.

Documento
 
A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) defendeu a parceria da comissão em relação ao pleito da comunidade. “Mas a empresa responsável pelas obras de ampliação da Arena também deve colaborar oferecendo contrapartidas”, considerou.
 
O presidente da Cece, vereador DJ Cassiá (PTB), também manifestou-se favorável ao pedido: “Vamos acompanhar o processo de doação do terreno na prefeitura e, com certeza, não mediremos esforços par atender os moradores do Humaitá”.

O vereador Airto Ferronato (PSB) participou da reunião e defendeu a permanência do Vaqueanos no bairro. “Uma cidade precisa crescer, mas também devemos manter os ícones do que é a cultura gaúcha em seus locais de origem”.
 
A vereadora Sofia Cavedon (PT) lembrou que existe uma lei que exige contrapartidas dos empreendedores. “E vamos exigir o cumprimento desta lei sempre que as comunidades forem afetadas”.
 
No final ficou acertado que representantes do CTG e da Cece farão uma reunião com o secretário de Planejamento, Márcio Bins Ely, e confeccionarão um documento oficial da Cece apoiando o pedido. “A intenção do encontro com Bins Ely é saber do processo que trata da doação do terreno”, comunicou Fernanda.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Vereadores querem definição da Prefeitura sobre área para CTG