Veleiros do Sul comemora 75 anos na Tribuna Popular

O Clube Veleiros do Sul (CVD) utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (10/12) para mostrar a trajetória de seus 75 anos. O presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha de Porto Alegre (Soamar), Manfred Flöricke, disse que falar do CVD é difícil e fácil ao mesmo tempo.
"Difícil porque nem sempre as suas nevegadas foram em mar de almirante com águas calmas e serenas. Às vezes, enfrentou e enfrenta águas turbulentas, porém sem nuca perder o leme do rumo". Fácil, como afirmou, pelas suas grandes realizações na área esportiva e social com eventos nacionais e internacionais, inclusive sediando campeonatos mundiais de vela.
Flöricle disse também que a Escola de Vela Minuano se destaca na história do CVD por ser a responsável pela formação de novos vejeladores, que desde os oito anos já começam na arte de velejar seguindo o sucesso nas competições. Eles levam o nome do Veleiros e de Porto Alegre pólas raias em todo mundo, ressaltou. A vela é um esporte para a toda a vida, velejar é um estado de espírito.
História
O surgimento do esporte da vela em Porto Alegre é parte também da história da fundação do clube Veleiros do Sul. Na segunda década do século 20, alguns desportistas pioneiros velejavam pelo Guaíba. Dessas navegadas, os autodenominados "veleiros avulsos" passaram a se reunir no bar Liliput, na Av. Otávio Rocha. Da formação de um grupo surgiram às primeiras regatas na raia do bairro Navegantes. A primeira prova oficial de Porto Alegre foi em abril de 1934.
Porém a falta de um local adequado para abrigar os barcos, levou o empresário Leopoldo Geyer a adquirir um terreno na rua Frederico Mentz, onde o grupo de velejadores pudesse dispor de um porto e de uma sede. O projeto do futuro clube ficou a cargo do Eng. Luiz Pufal. No dia 12 de dezembro de 1934, em uma das habituais reuniões no Liliput, Hugo Berta, sugeriu aproveitar a passagem do Dia do Marinheiro, para fundar a nova sociedade homenageando a Marinha do Brasil.
Foi programado um jantar na Sociedade Germânia com tal finalidade. E assim, em 13 de dezembro de 1934, estava fundado o Clube Veleiros do Sul. Depois de muita luta o comodoro Jorge Bertsdchinger conseguiu um terreno, na encosta do Morro da Vila Assunção na Estrada de Contorno de chão batido, hoje Avenida Guaíba. Após o termino das construções dos trapiches, galpões, urbanização completa com árvores e plantas o local foi dado como pronto e em 13 de dezembro de 1959 foi inaugurada a sede nova.
O vereador João Antonio Dib (PP), que falou em nome da Câmara, disse ter absoluta convicção de que "o tempo para as pessoas passa e tem um significado, mas para as entidades renova ficando mais forte e jovem e mostrando ao mundo suas regatas e velejadores".
Acompanharam o pronunciamento feito na Tribuna Popular o delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão-de-fragata Ricardo Pereira da Silva, o comandante do Quinto Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato, o secretário municipal de Esportes, João Bosco Vaz, o representante do comando da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, major Jorge Renato Maia, o presidente do Conselho Deliberativo do CVD, Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, e o presidente da Federação Estadual de Vela do RGS, Carlos de Lorenzi. A sessão foi presidida pelo vereador Toni Proença (PPS).
Regina Tubino Pereira (ref. Prof. 5607)