PROJETO DE LEI

Vereador Alexandre Bobadra propõe obrigatoriedade de tomadas para dispositivos móveis no transporte coletivo

A instalação de tomadas elétricas nos ônibus e lotações do transporte coletivo de Porto Alegre se mostra como uma medida de utilidade pública
A instalação de tomadas elétricas nos ônibus e lotações do transporte coletivo de Porto Alegre se mostra como uma medida de utilidade pública

Visando maior comodidade aos usuários de ônibus e lotações no município de Porto Alegre, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) protocolou projeto de lei para tornar obrigatória a instalação de tomadas duplas, tipo USB, nos veículos do transporte coletivo.

Na justificativa, Bobadra destaca que a tecnologia virou sinônimo de praticidade e, tudo que antes precisava ser feito presencialmente, nos dias atuais, se faz a partir de dispositivos remotos, mediante utilização de smartphones, tablets e leitores digitais.

“A instalação de tomadas nos ônibus e lotações do transporte coletivo de Porto Alegre se mostra como uma medida de utilidade pública, pois boa parte da população passa horas se deslocando para o trabalho, ou para suas residências. Estar num ônibus e utilizar o tempo para terminar uma tarefa importante, ter notícias de um filho que está na escolinha, avisar de uma urgência e até mesmo estudar, são necessidades essenciais que a tecnologia nos impõe nos dias atuais”, apontou. 

O vereador entende que oferecer maior qualidade ao transporte público deve incentivar o retorno de ônibus e lotações como principais meios de transporte em nossa cidade para evitar o colapso do sistema. “O valor da passagem deve ser condizente com o serviço prestado”.

Conforme a proposta, as tomadas deverão ser instaladas em locais visíveis e de fácil acesso aos usuários que estiverem utilizando os assentos; para cada fileira dupla de assentos, deverá ser instalada uma tomada elétrica com dupla saída USB devidamente identificada.