SEGURANÇA

Vereador Bobadra mobilizado pelo chamamento dos aprovados no último concurso da SUSEPE

Bobadra protocolou Moção de Apoio ao chamamento dos aprovados no último concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários
Bobadra protocolou Moção de Apoio ao chamamento dos aprovados no último concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários

Buscando sensibilizar o governo do Estado quanto a necessidade de qualificar os serviços penitenciários no Rio Grande do Sul, o vereador Alexandre Bobadra (PSL) protocolou Moção de Apoio ao chamamento dos aprovados no último concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A solicitação é baseada na proximidade de extinção do prazo de convocação que chega ao fim no próximo dia 15 de setembro.

A população carcerária estimada no Rio Grande do Sul é de 42.800 presos divididos em cerca de 110 casas prisionais. Estão previstas aproximadamente 3.500 novas vagas prisionais nos próximos anos com a construção de mais seis unidades prisionais e cinco ampliações, o que certamente irá aumentar ainda mais a demanda por servidores que, conforme o vereador, a falta de efetivo é um problema histórico na SUSEPE.

“Os aprovados no concurso realizado em 2017 aguardam há quase quatro anos a nomeação e convocação para iniciar os cursos de formação e se prepararem para a função. Precisamos que aconteçam as nomeações o mais breve possível, pois, além de envolver a expectativa dos mais de 500 aprovados, que se dedicaram e tem a vontade de contribuir para nossa Segurança Pública, o Rio Grande do Sul enfrenta um recorrente déficit de servidores, na ordem de 50% da força de trabalho ideal”, destacou o vereador.

“Um exemplo da necessidade de recompor os quadros e aumentar o efetivo da Policia Penal é o recente episódio ocorrido em Caxias do Sul. Marginais fortemente armados investiram contra dois agentes que conduziam um traficante de alta periculosidade a um exame médico, resultando na morte de um Policial Penal e ferindo gravemente outro”, apontou Bobadra.