Autismo

Vereador Claudio Janta busca parceria para integrar a equoterapia ao CERTA

O método terapêutico, que utiliza cavalos por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, busca o desenvolvimento de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais

Autismo
O vereador recebeu em seu gabinete a chapa 2 do CREFITO para conversar sobre possível integração do método equoterapia ao CERTA (Foto: Patrícia Cordeiro)

Nesta quinta-feira (25/05), o vereador Claudio Janta (Solidariedade), recebeu em seu gabinete o fisioterapeuta Victor Edgar Pitzer Neto, referência da equoterapia no estado. Janta busca uma parceria que possa integrar a técnica da equoterapia ao Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA).

 

A ideia inicial de Janta, é de que haja uma integração entre o método terapêutico e o CERTA, em Porto Alegre. O vereador diz já ter encaminhado pedidos formulados para a prefeitura, com o objetivo de resgatar cavalos das ruas da capital e que, posteriormente, possam ser destinados para o método após treinamentos.

 

Durante a conversa, Victor conta que trabalha com equoterapia há 26 anos, 22 em Pelotas. O também professor, é um dos candidatos à presidência do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), fazendo parte da chapa 2, junto aos colegas Clori Araújo, Alexandre Dovaldo e Gisele Dias da Costa.

 

Para crianças autistas, os resultados apontam que a equoterapia propicia inúmeros efeitos no que se refere à motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos, já que as atividades propostas pela terapia com cavalos geram benefícios ao equilíbrio, concentração e postura. No Brasil, o método começou a ser conhecido e valorizado na década de 1989. Desde então, após regulamentação, a técnica vem sendo desenvolvida.

 

Texto

Érica Sena (estagiária de jornalismo)

Edição

Érica Sena (estagiária de jornalismo)