Autismo

Vereador Claudio Janta realiza vistoria em espaço que poderá ser a sede do CERTA+

Pendente de aprovação pela Secretaria de Administração e Patrimônio (SMAP), o local atenderá jovens e adultos dos 12 aos 34 anos, prestando acolhimento a autistas e suas famílias

Vistoria na Escola Ernesto Tocchetto
Vistoria da Escola Ernesto Tocchetto, na zona Norte de Porto Alegre. (Foto: Patrícia Cordeiro)

O espaço indicado pelo vereador Claudio Janta (Solidariedade), para ser o novo Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA+) foi a Escola Ernesto Tocchetto, localizada na zona norte de Porto Alegre. A vistoria do lugar foi realizada na manhã da última quinta-feira (18/05) pelo vereador e pelo coordenador do Comitê Gestor do CERTA, Dr. Alceu Gomes Filho. Para que a construção do novo Centro seja iniciada, ainda é necessário o ajuste de trâmites de liberação e aprovação com as secretarias do executivo.

 

O projeto que recebeu prioridade da Câmara Municipal para votação, cria mecanismos para a implementação da Casa de Acolhimento do Adulto Autista em Porto Alegre, sendo o terceiro passo na luta de Janta por esta causa. O PLL 301/21, tem como justificativa buscar auxílio para pessoas adultas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ficam à mercê do abandono social.

 

Na primeira quinzena do mês de maio, o vereador Claudio Janta participou da inauguração do primeiro Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA) em Porto Alegre, o projeto também foi idealizado por ele. “Este é um sonho antigo, com mais de dez anos. Conquistar isso é como a sensação de um filho que nasceu”, disse Janta em entrevista ao programa "Cidades" da Rede Sul de Televisão.

 

O parlamentar defende a causa há mais de dez anos e diz que cabe à sociedade cuidar de pessoas com autismo, principalmente dos adultos que sofrem ainda mais com o preconceito. Um dos objetivos do espaço, além de prestar acolhimento a jovens e adultos com o TEA, é buscar a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho.

Texto

Érica Sena (estagiária de jornalismo)

Edição

Érica Sena (estagiária de jornalismo)