Vereador defende derrubada do Muro da Mauá
Entrou em discussão preliminar de pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre, na sessão ordinária desta segunda-feira (9/8), projeto do vereador Idenir Cecchim (PMDB) que determina a retirada do muro localizado entre a Avenida Mauá e o Porto do Município, conhecido como Muro da Mauá. Pela proposta, a retirada do Muro da Mauá seria realizada até o mês de março de 2014.
De acordo com Cecchim, o projeto tem por objetivo integrar a orla do Guaíba com os frequentadores do centro da Cidade, "devolvendo aos porto-alegrenses a visão de um dos cartões postais mais tradicionais da capital gaúcha". O proponente justifica que, transcorridos quase 40 anos da sua construção, a manutenção do muro de concreto que segrega o centro da Cidade e o Guaíba já não mais se justifica.
"Devolver o cais à população é a intenção deste projeto de lei, especialmente com o advento da Copa do Mundo de Futebol que será realizada em Porto Alegre, em 2014. Esta proposição humaniza, embeleza e ajuda a preservar uma das maiores riquezas da Cidade, o lago Guaíba e o pôr-do-sol de Porto Alegre, já consagrados nacionalmente."
Muro
O Muro da Mauá foi construído em 1970, para evitar desastres como os ocorridos em 1941, quando houve a maior enchente da história de Porto Alegre e que deixou todo o centro da Cidade debaixo dágua. O muro da Avenida Mauá é uma cortina de contenção que faz parte do sistema de proteção contra enchentes da Capital. Sua extensão é de 2.647 metros e possui 6 metros de altura, dos quais apenas três metros são visíveis (a outra metade está abaixo do solo). O sistema de proteção contra cheias possui 68 quilômetros de diques, 14 portões-comportas e 18 casas de bombas.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)