Vereador propõe acessibilidade de porta em porta
Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou uma série de leis para garantir maior acessibilidade às pessoas com deficiência. Pensando em ampliar ainda mais a inclusão social desta parcela da população, entrou em discussão preliminar na sessão ordinária desta quarta-feira (3/4) o projeto de lei 513/13, que versa sobre a instituição do serviço de transporte coletivo acessível Disque-Atendimento Porta a Porta na Capital.
Proposto pelo vereador Paulo Brum (PTB), o projeto é embasado em farta legislação federal e visa garantir o pleno acesso ao transporte público com segurança, conforto e maior autonomia às pessoas com deficiência, conforme o disposto no art. 18 do Ato das Disposições Orgânicas Gerais e Transitórias da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre. De acordo com o proponente, uma parcela significativa da sociedade porto-alegrense é constituída por pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência e comprometimento de locomoção.
Segundo Brum, essa política de inclusão já existe em outros locais do país. Cabe ressaltar que serviços de transporte acessível, porta a porta, destinados a atender pessoas com deficiência física já foram instituídos nas cidades de São Paulo (SP), Uberlândia (MG) e outras. Na cidade de Uberlândia, inclusive, esse serviço foi instituído pelo prefeito municipal por meio do Decreto nº 8.701, de 30 de janeiro de 2002, afirmou.
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)