Plenário

Vereador propõe diploma para funcionário do Mercado Público

  • Mercado Público Central de Porto Alegre.
    O Mercado Público Central, no Centro Histórico (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Valter na tribuna com Fala de Presidencia.
    Vereador Valter Nagelstein (MDB), autor do projeto (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Valter Nagelstein (MDB) que concede o Diploma Honra ao Mérito para Vilson José Bocca, funcionário do Mercado Público da Capital. Segundo Nagelstein, a distinção destaca "cidadãos ou empresas que, de alguma forma, por suas atividades, estabeleceram a excelência em suas relações com a cidade e seus habitantes".

Vilson José Bocca é natural de Flores da Cunha (RS). Aos 10 anos, em 1955, iniciou sua vida profissional no Mercado Público Central de Porto Alegre, onde atua até hoje. Iniciou trabalhando na Banca 14, armazém de secos e molhados, transferindo-se para a Banca 12 em 1957, para a Banca 11 em 1962, fixando-se em 1968 na Banca 31 - a renomada Banca do Holandês. Durante os mais de 60 anos de trabalho, aprendeu e exerceu todas as atividades inerentes ao comércio do Mercado, mas foi como atendente de balcão que se notabilizou junto aos consumidores e frequentadores de um dos locais mais afamados da capital gaúcha.

“Elevado ao grau de ciência atualmente, o atendimento ao público é uma das principais ferramentas a ser gerida pelo comerciante, caso pretenda fixar-se como referência no seu ramo e no ideário dos consumidores”, afirma o vereador, que continua: “Através dos anos, muito do Mercado Público Central de Porto Alegre foi sendo transformado, acompanhando tendências e seguindo o fluxo necessário para sobrevivência do comércio ali estabelecido. Durante todo esse tempo, ali estava o senhor Vilson José Bocca, trabalhando árdua e dignamente.”

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)