Plenário

Vereador propõe instalação de bebedouros e comedouros para cães de rua

Projeto de comedouros para cães de rua
Projeto busca garantir alimentos e água para cães (Foto: Luciano Lanes / PMPA)

Tramita no Legislativo da capital o projeto de Lei Complementar nº 1386/18, de autoria do vereador Clàudio Janta (SD), que prevê a instalação de comedouros e bebedouros para animais em situação de abandono, que circulam por ruas, parques e praças da cidade. Os equipamentos, conforme a proposta, deverão conter água potável em condições ideais de higiene, fornecida pela empresa municipal responsável pelo abastecimento, e ração em condições ideais, respeitados os métodos adequados de armazenamento e a data de validade. Ainda o projeto especifica que os comedouros e bebedouros deverão ser confeccionados em PVC liso e fixados em locais elevados, longe do acesso de insetos e roedores, e ter manutenção trimestral.

Janta justifica a sua proposta com base no grande número de animais abandonados no município. De acordo com o parlamentar, estatísticas demonstram que “esses animais de rua passam fome e sede, e estão suscetíveis a várias doenças”. Dessa forma, explica Janta, a matéria tem por objetivo dar melhores condições de vida a esses animais; “visa proporcionar a satisfação de necessidades básicas de cães de rua”, afirma.

Conforme o vereador do Solidariedade, ao alimentar os cães eles passam a ter condições mais saudáveis de vida, reduzindo o alto o nível de desnutrição. “Isso amplia a imunidade dos animais, protegendo-os e evitando que sejam transmissores de doenças.

Janta cita a iniciativa de Adriano Agitasamba, morador de Canoas, que criou lá, mais especificamente na praça Lotário Steffens, no bairro Rio Branco, o projeto “Estenda a Mão, Doe Ração”, em curso desde 2017; consiste na confecção de comedouros em canos PVC, que recebem ração doadas por cidadãos daquele município, que alimentam em média de 30 a 40 animais por mês. “Esse projeto é um sucesso, constatado através das redes sociais e pela população local”, ressalta o parlamentar ao referir que a notoriedade foi tão grande que viralizou em vídeo caseiro distribuído pela internet, com mais de 9 mil visualizações e chamou a atenção da Rede Record, que fez matéria sobre o assunto que foi ao ar nos dias 5 e 6 de julho passado.

Clàudio Janta ainda refere que “o ato de alimentar animais de rua pela sociedade é comum e, infelizmente, feito de forma equivocada, uma vez que os moradores, em geral, largam restos de comida no chão, o que leva à proliferação de ratos e baratas”. Já os comedouros e bebedouros pela proposta, serão afixados nas paredes, em postes e em grades, em altura elevada, evitando o acesso de insetos e roedores propagadores de zoonoses, além de possibilitar apenas a colocação de ração, tendo em vista a impossibilidade da introdução de outros alimentos no recipiente.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)