Plenário

Vereador sugere Paulo Sant'Ana para nome de rótula na Zona Norte

Projeto de Moisés Barboza lembra trajetória como comentarista e colunista do homenageado

  • Paulo Sant'Ana enquanto vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Homenageado foi vereador de Porto Alegre em três legislaturas (Foto: Memorial CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, o vereador Moisés Barboza.
    Vereador Moisés Barboza na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Moisés Barboza (PSDB), que denomina Rótula Jornalista Paulo Sant’Ana o logradouro público conhecido como Rótula 2.133, localizado no Bairro Farrapos. Se a proposta for aprovada, as placas denominativas deverão conter, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Jornalista e colunista gaúcho.

Francisco Paulo Sant’Ana nasceu em 15 de junho de 1939, e faleceu em 19 de julho de 2017, aos 78 anos de idade. Formado em direito, foi inspetor e delegado da Polícia Civil, entre 1973 e 1988. Torcedor gremista, ganhou fama como personagem da torcida presente no Estádio Olímpico. Assim nasceu a sua primeira atividade como comunicador desportivo, no programa Conversa de Arquibancada, da TV Piratini. A seguir, entrou no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, no começo da década de 1970. Em 1971, começou a escrever uma coluna esportiva no jornal Zero Hora e, em 1972, integrou a Rádio Gaúcha e o Jornal do Almoço da RBSTV. Nos anos de 1990, passou a escrever crônicas, assumindo coluna da penúltima página de Zero Hora.

Sant'Ana também foi vereador do município de Porto Alegre por três legislaturas: as duas primeiras (1973/1977 e 1978/1983) pela Arena, e a última (1984/1988) pelo PMDB. Em 2002, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, proposto pelo seu ex-colega de partido, João Antônio Dib. Sant'Ana foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia, em 1993, com o enredo: O Menestrel da Cultura Popular, Francisco Paulo Sant'Ana.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Paulo Sant'ana