PLENÁRIO

Vereadora Biga Pereira assume a Procuradoria Especial da Mulher

  • Vereadora Biga Pereira fala em Grande Expediente.
    Na tribuna, vereadora Biga Pereira (PCdoB) falou sobre seu mandato em prol das mulheres (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadora Biga Pereira fala em Grande Expediente.
    Movimentação de plenário na posse da vereadora Biga Pereira (PCdoB) como procuradora especial da mulher (Foto: Marlon Kevin/CMPA)

Na sessão ordinária do Legislativo desta segunda-feira (11/03), a vereadora Biga Pereira (PCdoB) foi empossada como a nova procuradora especial da mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre. Com o intuito de promover e proteger os direitos das mulheres, além de estabelecer estratégias de empoderamento feminino e igualdade de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2015 para garantir uma participação ativa das vereadoras nas instituições e atividades legislativas.

Em sua fala, Biga destacou o Dia Internacional da Mulher, ocorrido na última sexta-feira, como um marco de coragem de mulheres que buscam melhores condições de vida e de trabalho, além de um dia de luta política e empoderamento feminino. "Meu mandato é feminista, tenho atuado para valorizar a coragem da luta das mulheres que vieram antes de mim. Antes de nós e da nossa geração. Por isso, meu compromisso é construir as condições para que as mulheres da nossa cidade vivam em segurança, com respeito e dignidade”, afirmou.

A vereadora ressaltou o projeto de lei que institui o protocolo “Não é Não”, que visa proteger e atender mulheres vítimas de violência e assédio sexual em shows, bares, boates e outros locais. A proposta, em parceria com a vereadora Cláudia Araújo (PSD) e os vereadores Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) e Pedro Ruas (PSOL), também institui o Selo Mulheres Seguras, que estabelece formas de proteger e acolher vítimas em eventos de lazer. 

A nova procuradora finalizou agradecendo a oportunidade e ressaltando o trabalho exercido por suas antecessoras na pauta. “É uma grande responsabilidade assumir a Procuradoria da Mulher. Reconheço o trabalho realizado pelas minhas antecessoras e agradeço o apoio que tive para assumir essa importante tarefa”, concluiu.

Texto

Laura Paim (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)