Frente Parlamentar

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino é uma das painelistas do XIV Encontro Notarial e Registral em Porto Alegre

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino é uma das painelistas do XIV Encontro Notarial e Registral em Porto Alegre
Vereadora Psicóloga Tanise Sabino é uma das painelistas do XIV Encontro Notarial e Registral em Porto Alegre

No dia 19 de maio, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi umas das painelistas do XIV Encontro Notarial e Registral do RS, compartilhando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre no painel “Política institucional: a frente parlamentar e as propostas notariais e registrais”. O Evento foi realizado na PUC, no período de 18 a 20 de maio, e reuniu centenas de participantes de todo Estado e do Brasil.

 Tanise compartilhou o trabalho desenvolvido desde que a frente parlamentar foi instalada, em 27 de abril de 2021, consolidando um foro de debates com o objetivo de aproximar o judiciário, executivo e legislativo e a própria comunidade porto alegrense.

“Em meio a pandemia, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores, foram entregues mais de meia tonelada de cestas básicas para instituições como lares, asilos, orfanatos e comunidades terapêuticas. Também é fundamental destacar o lançamento, no dia 31 de março, da Central Notarial de Doação de Órgãos, que reafirmou o compromisso público e social tanto da ANOREG, quanto do Colégio Notarial do Brasil (CNB). Isso foi fruto de muito trabalho da categoria, e, hoje, qualquer cidadão pode procurar um tabelionato da sua cidade e fazer uma escritura pública, manifestando seu desejo de ser doador de órgãos”, destacou a parlamentar, que também ressaltou a importante parceria realizada com a categoria na realização do Simpósio Saúde Mental em Tempos de Pós-Pandemia, em que foi divulgada a Central Notarial de Doação de Órgãos.

Através da Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre foram construídas parcerias com a Instituição Via Vida e com o Executivo Municipal, impulsionando a campanha em prol da doação de órgãos e tecidos que estão estampada em dezenas de ônibus da Carris, na cidade de Porto Alegre.

 O Deputado Sabino, que também integrou o painel, compartilhou a sua trajetória junto à categoria, desde a época em que foi Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Porto Alegre (gestão 2017-2018), e os roteiros de visitas que fez em todo o Estado desde que assumiu na Assembleia Legislativa do Rio Grande Do Sul, visitando as serventias, cartórios e registradores. Sabino destacou as principais conquistas para a categoria, como as Centrais de Serviços Eletrônicos, e as diversas reuniões com o Governador, Casa Civil, Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. Salientou que, nos últimos quatro anos, realizou 21 pareceres para a categoria, sendo 14 já sancionados.

 

 Ao lado da Vereadora, também integraram o painel que abordou a importância das Frentes Parlamentares de Justiça Notarial e Registral: o Presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do RS, deputado Sabino; o deputado federal Luciano Azevedo; o Presidente da Associação dos Notários e Registradores no Brasil (ANOREG/BR), Rogério Portugal Bacellar; vice-presidente da Anoreg/BR, Ari Alvares Pires Neto e o Conselheiro de Ética da Anoreg/BR, Juan Pablo Correa Gossweiler. A Moderadora do painel foi a vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil, a Tabeliã Rita Bervig Rocha.

Texto

Caroline Strüssmann (Reg. Prof. 9228)