Gestão de desempenho

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino encerra o ano realizando o 4º ciclo da gestão do desempenho

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino encerra o ano realizando o 4º ciclo da gestão do desempenho
Vereadora Psicóloga Tanise Sabino encerra o ano realizando o 4º ciclo da gestão do desempenho

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino comemora o sucesso positivo do desenvolvimento estratégico da gestão de desempenho estabelecida para 2021. Iniciou nesta terça-feira (21) e encerra-se amanhã o 4º ciclo de reuniões trimestrais proposta pela parlamentar, que tem como objetivo principal motivar a cada integrante da equipe do seu gabinete a potencializar suas atividades, corroborar com um melhor desempenho em ações e, consequentemente, desta forma avançar positivamente, através do mandato, a favor da população de Porto Alegre. Metas foram dadas e foram cumpridas com êxito por parte da equipe.  

A parlamentar atrela muito os resultados das ações do gabinete como reflexo das avaliações estratégicas e alinhamento do grupo. Tanise que tem como marca, em sua trajetória profissional e política o planejamento estratégico, vem promovendo um processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento da sua equipe de colaboradores. Segundo Tanise, o objetivo da proposta é auxiliar a equipe de trabalho ter um desenvolvimento profissional, político e pessoal, de maneira que assimilem novos conceitos sobre gestão pública, posturas, atitudes e conhecimentos, para que possam fazer um mandato de resultados para a sociedade. “Estamos capacitando nossa equipe para que sejam agentes de transformação para todos os processos da nossa gestão. Neste ano realizamos mais de 40 horas de treinamento e desenvolvimento profissional”, afirma a Vereadora. 

As reuniões estratégicas de desempenho, que acontecem prioritariamente de forma presencial a cada três meses, contam além da participação da própria Vereadora Tanise Sabino, também com a Chefe de Gabinete Vivian Garcia e o colaborador da equipe avaliado. Através de roteiro estruturado são apontados, durante o diálogo, aspectos positivos do integrante da equipe, feedbacks com medição dos resultados, metas das atribuições delegadas e, os principais pontos a melhorar. 

“Além dos feedbacks, ao final de cada reunião nós indicamos filmes e livros que podem contribuir para o desempenho. Promover o desenvolvimento pessoal, profissional e político da nossa equipe é combustível para girar uma grande engrenagem. Acredito que com a avaliação de desempenho é possível identificar os pontos de melhoria de cada um e os exemplos a serem seguidos ou alterados, estimulando um trabalho cada vez melhor por parte deste mandato em prol da Capital dos Gaúchos”, ressaltou ainda Tanise Sabino. 

Além das competências e habilidades técnicas e políticas dos profissionais, outros fatores de desempenho, como a produtividade (o quanto o servidor entrega seus resultados em um determinado período), postura no ambiente de trabalho, disponibilidade, iniciativa, constância, pontualidade e assiduidade também são avaliados. A própria reunião ainda serve como um momento propício para falar sobre os sentimentos e anseios em relação ao desenvolvimento do trabalho e os desafios diários.

A gestão de desempenho implantada no Gabinete da Vereadora Tanise Sabino também dá a possibilidade de acompanhar em tempo real o que acontece e o que ainda pode ser feito e aperfeiçoado, podendo assim efetuar uma possível projeção sobre os aspectos no futuro. Para 2021, em virtude dos resultados positivos, tanto no desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe, a Vereadora garante a importância da continuidade dos ciclos de avaliação.