Posicionamento

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino faz pronunciamento na tribuna sobre a importância do psicólogo escolar

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino faz pronunciamento na tribuna sobre a importância do psicólogo escolar
Vereadora Psicóloga Tanise Sabino faz pronunciamento na tribuna sobre a importância do psicólogo escolar

  A Psicóloga Vereadora Tanise Sabino, como líder da bancada do PTB, utilizou o tempo de liderança, para debater o recente caso de um estudante de 13 anos que matou a professora a facadas e feriu outras quatro, em uma escola no estado de São Paulo, na última segunda-feira desta semana, dia 27 de março.

 

 Conforme a vereadora, a violência nas escolas, é um fenômeno complexo. Envolve diversos fatores, mas certamente, um dos fatores envolvidos é a falta da promoção saúde mental nas escolas. “A pauta da saúde mental (e a falta dela) nos ambientes escolares é um dos fatores que explicam o aumento da violência nas escolas. Infelizmente, nas escolas, muitas vezes, é um local em que encontramos estresse,  bullying, automutilação, uso de álcool e drogas...aliás, está cada vez mais precoce, o uso de álcool e drogas em crianças de 11 ou 12 anos...adolescentes de 13 e 14 anos”.

 

 Tanise Sabino em seu discurso ainda questiona “Como entender o caso de um aluno de 13 anos que mata uma professora de 71 anos? Onde foi que nós perdermos? Em que momento a nossa sociedade se perdeu?”.

 

 Conforme a vereadora, a tragédia de São Paulo nos mostra, mais uma vez, o quanto é necessário mais psicólogos nas escolas. Existe uma Lei federal 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que prevê que as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes de multiprofissionais. Entretanto, em Porto Alegre está lei não está regulamentada.

 

 “Mas essa é a minha luta:  precisamos de psicólogos nas escolas. E estes psicólogos não devem ficar na sede na Secretaria Municipal de Educação (SMED), e sim nas escolas nos diversos bairros de Porto Alegre, na regiões, nos territórios. Com qual objetivo? Para implantar programas de saúde mental”.

 

Conforme informações obtidas com o Executivo da capital, há previsão de chamar 17 psicólogos do concurso, mas 01 será para o Departamento Municipal de agua e Esgotos (DMAE), 08 para a Fundação de Assistência Social (FASC) e 08 para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Com certeza essas áreas são importantes. Mas e a educação, como fica? Caros colegas que estão aqui e ao público que nos assiste, não quero que essa tragédia de São Paulo chegue na cidade de Porto Alegre. Precisamos agir rapidamente. Precisamos de psicólogos nas escolas. Isso é urgente! Isso requer um olhar com prioridade”.

 

 No final do seu pronunciamento a Vereadora referiu que a presença de psicólogos nas escolas é fundamental para garantir que os alunos tenham acesso a suporte emocional e programas de promoção a saúde mental. Os psicólogos podem ajudar a prevenir a violência, identificar e tratar problemas emocionais e comportamentais, e promover o bem-estar emocional e psicológico dos alunos.