SINE

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realiza reunião no SINE de Porto Alegre sobre a inclusão das mulheres no mercado de trabalho

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realiza reunião no SINE de Porto Alegre sobre a inclusão das mulheres no mercado de trabalho
Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realiza reunião no SINE de Porto Alegre sobre a inclusão das mulheres no mercado de trabalho

A Psicóloga Vereadora Tanise Sabino realizou reunião no SINE de Porto Alegre com o gerente Diego Rojas e Juliana Santiago sobre a inclusão das mulheres no mercado de trabalho e o empreendedorismo feminino.

Na oportunidade, foram abordados temas sobre o desemprego, perfil do público-alvo que busca as agências do SINE, perfil das vagas e capacitações. A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino sugeriu ao SINE a realização de algumas capacitações, tais como um programa de educação financeira voltado para o público feminino, com temas sobre finanças, marketing digital e fonte de crédito. Conforme a Vereadora “hoje muitas mulheres são “chefes de família” e com alto índice de desemprego vejo a necessidade de ampliar e criar cursos de capacitação sobre o empreendedorismo”.

 

Outra capacitação sugerida foi cursos para o público em geral sobre como elaborar um currículo e se preparar para uma entrevista de emprego. A Vereadora salientou que realiza um trabalho social com jovens, em que que realiza um curso chamado “Acerte na entrevista e no currículo”, com dicas sobre como elaborar o currículo, quais informações são necessárias e também, como se preparar para uma entrevista de emprego. A Vereadora e Diego Rojas conversaram, que muitas pessoas estão tão desesperadas por um emprego que na hora de preencher um formulário em que que é questionado qual área de interesse, a pessoal responde qualquer coisa. “O trabalhador não pode responder qualquer coisa, primeiro porque qualquer coisa não é área, e segundo porque não é isso que o empregado deseja ouvir. Ele quer perceber que o sujeito que está à sua frente, na hora da entrevista, seja alguém preparado e qualificado”, salientou Diego Rojas, gerente do SINE.

 

E por fim, a Psicóloga Vereadora Tanise Sabino sugeriu o investimento por parte da Prefeitura em ampliar a divulgação das oportunidades de emprego do SINE, tendo os Vereadores da Câmara de Vereadores como parceiros. “A Secretaria Municipal da Educação teve uma ideia muito bacana. A assessoria da SMED entrou em contato com cada vereador perguntando se gostariam de participar de um grupo fechado do whatsapp (sem possibilidade de interação nas respostas) para recebimento de notícias da SMED. Todos os vereadores concordaram. Hoje, diariamente, recebemos notícias das ações da SMED. Para nós Vereadores, isso é ótimo, pois somos canal de informação para o nosso público. Da mesma forma, sugeri que o SINE possa criar um grupo semelhante, divulgando as vagas de emprego”. Diego Rojas recebeu a sugestão de bom grado e ficou de analisar com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

 

Parabenizo o trabalho da equipe do SINE que se dedica a dar atenção ao trabalhador na situação de desemprego. A equipe, inclusive, investe em parcerias com lojas do ramo do vestuário, e fizeram um brechó solidário, com roupas novas e seminovas, para que o trabalhador possa fazer a entrevista de emprego bem apresentado.