Frente Parlamentar

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino recebe em seu gabinete a instituição VIAVIDA

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino recebe em seu gabinete a instituição VIAVIDA
Vereadora Psicóloga Tanise Sabino recebe em seu gabinete a instituição VIAVIDA

Na tarde do dia 20 de março, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino recebeu em seu gabinete Noêmia Saltz Gensas (Vice-Presidente de Relações Institucionais) e Lucia Kruel Elbern (voluntária), da instituição VIAVIDA  e Rogênio Cavalar representado a “Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral” da Assembleia Legislativa. O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição e estabelecer parcerias.

A VIAVIDA tem como missão promover a doação de órgãos e tecidos no Estado do RS, incentivando o aumento de transplantes de modo a beneficiar e apoiar as pessoas em lista de espera, bem como fornecer assistência às pessoas transplantadas e a seus familiares, assim como aos familiares dos doadores.

Conforme Noêmia Saltz Gensas, a atuação da VIAVIDA se dá através de diversas ações como a Pousada Solidariedade. “Quero que a vereadora conheça essa pousada. É uma hospedagem para os doentes de baixa renda e seus acompanhantes em pré e pós-transplantes, sendo um trabalho assistencial bem importante para os nossos gaúchos. São prestados 20 atendimentos/dia, e al ao longo destes 14 anos de atuação, a Pousada já prestou atendimento a mais de 100.000 mil pessoas”, salientou Noêmia.

Já a voluntária Marta relatou sobre a forma de captação de recursos para instituição. “Temos que ter criatividade no mundo de hoje. Então, realizamos diversos eventos e ações com a finalidade de captar recursos para a manutenção da Pousada, bem como para ações de divulgação e para os demais projetos realizados. As principais ações e eventos são: brechó, chá, jantares beneficentes, tour gastronômico e Pedalando pela Vida”.

Rogênio Cavalar referiu que as entidades congregadas pela Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), apoiam o trabalho da VIAVIDA e que está sendo articulado com os cartórios, via corregedoria, uma escritura pública para a declaração de doação de órgãos, sendo que a mesma não há custos para o doador Conforme Noêmia: “por falta de conhecimento sobre o desejo do familiar falecido, 43% das famílias deixam de autorizar a doação”. Rogênio salientou que a escritura pública será uma forma de honrar o último desejo da pessoa.

A Vereadora Tanise Sabino, que também é Presidente da “Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral” na Câmara de Vereadores de Porto Alegre,  ficou encantada com o trabalho da VIAVIDA. “Muito importante este trabalho de conscientização. Sou doadora de sangue, e sempre mobilizei campanhas de doação de sangue em diversos momentos durante o ano, ao longo destes últimos 10 anos. Além disso, também sou doadora de órgãos. Vou apoiar essa causa, contem comigo”.

 

 

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228